A Guarda Civil Municipal de Vinhedo tem intensificado a fiscalização para identificar pichadores noturnos no município. Somente neste ano, seis pessoas foram autuadas pela prática ilegal de pichação.
De acordo com o Artigo 161 do Código de Postura do Município de Vinhedo, é proibido o pichamento de casas, muros e placas. A multa prevista é de R$9.970,50, equivalente a 50 Unidades Fiscais do Município de Vinhedo.
Em abril, três indivíduos foram abordados no Centro, sendo dois maiores de idade e um menor. Na busca pessoal, foi encontrada uma porção de maconha e dois dichavadores, além dos equipamentos utilizados para pichação. O material apreendido e os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Vinhedo. O responsável do menor compareceu e foi autuado de acordo com o Código de Postura do Município, assim como os dois maiores de idade.
Em outra ocorrência, em março, três menores de idade foram flagrados pichando no interior do Parque Municipal. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Vinhedo, onde foram ouvidos e liberados aos responsáveis. Foram apreendidas uma bisnaga de tinta e duas latas de tinta em spray. Foi feito o Boletim de Ocorrência e os responsáveis foram multados.