A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia neste sábado uma campanha de vacinação contra a febre amarela na zona rural do município. A ação preventiva contará com quatro equipes distribuídas por região, que percorrerão as residências para verificar a situação vacinal dos moradores e aplicar a imunização de casa em casa nas áreas consideradas de risco ou próximas a matas.
As regiões atendidas pela campanha incluem os bairros Moinho, Santa Cândida, Caixa D’Água e Monte Alegre. Todos os agentes estarão devidamente identificados com crachás e coletes para garantir a segurança e a credibilidade da ação.
Além da operação casa a casa, a vacina contra a febre amarela segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo. A recomendação da Secretaria de Saúde é que todas as pessoas a partir de 9 meses que ainda não receberam a dose procurem um centro de saúde para a imunização. No entanto, quem já tomou uma dose ao longo da vida, a partir dos 5 anos de idade, não precisa de reforço.
Até o momento, Vinhedo não registra casos positivos da doença. A medida preventiva busca garantir a segurança da população diante da presença do vírus em áreas próximas ao município.
Ações contra a dengue também serão intensificadas
Durante a campanha de vacinação, agentes da Vigilância Epidemiológica também atuarão no combate à dengue. Enquanto verificam a situação vacinal dos moradores, as equipes farão uma varredura nas residências para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A região de Campinas encontra-se em estado de alerta para a doença, o que reforça a necessidade de intensificar as ações preventivas. A Secretaria de Saúde orienta os moradores a colaborarem com a inspeção das equipes e a adotarem medidas simples, como evitar água parada em recipientes, tampar caixas d’água e eliminar criadouros do mosquito.
Para mais informações sobre a vacinação contra a febre amarela e o combate à dengue, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Vinhedo ou comparecer à UBS mais próxima.