Valinhos e Nova Odessa inauguram na Região Metropolitana de Campinas (RMC) o novo sistema de renovação simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) feito na internet. A novidade evita que o motorista tenha que ir ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para renovar a habilitação.
O novo sistema já está disponível em 85 cidades e será expandido a todo Estado nos próximos meses, incluindo Vinhedo. Alguns municípios próximos da RMC já estão também desfrutando da novidade: Águas de São Pedro, Amparo, Capivari, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Monte Alegre do Sul e Serra Negra.
O serviço de renovação simplificada reaproveita a última coleta biométrica do cidadão (foto, assinatura e digitais) e emite automaticamente a CNH, sem envolver unidades de atendimento. Com isto, o processo moderniza-se e reduz a demanda presencial. Para receber o documento em casa, basta agendar os exames médico e psicotécnico no portal do Detran-SP (http://detran.sp.gov.br), ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios. O valor total é de R$ 54,77.
Funcionamento
A funcionalidade está disponível para condutores com CNH A (moto), B (automóvel) e A/B. Juntas, essas categorias representam 82% do total de 24 milhões de habilitações registradas no Estado. Já a renovação corresponde a mais de 50% dos serviços de CNH realizados nos postos do Detran-SP. Ao todo, 300 mil renovações mensais são registradas em média.
A renovação simplificada está apta para quem tem CNH vencida ou a vencer em 30 dias, com foto e em situação regular (não estar suspensa ou cassada).
O processo deverá ser efetuado presencialmente quando há necessidade de alterar dados (nome de casado, endereço, entre outros), bem como de nova coleta biométrica, ou o sistema identificar algum impedimento.
A renovação de forma presencial continua sendo oferecida em todas as unidades do Detran-SP do Estado, pois a Renovação Simplificada é um serviço opcional.
A lista dos 85 municípios onde o serviço está disponível no momento está no site: http://bit.ly/CidadesRenovaçãoSimplificada.