A Prefeitura de Vinhedo realiza ajustes finais para iniciar uma ação que trará mudanças no atendimento médico no município. Trata-se do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), mais conhecido como Médico da Família, com equipes visitando a casa dos vinhedenses, trabalho previsto para iniciar em janeiro, quando entra em funcionamento a ‘UBS Dr. Meirelles’, na Vila Garcez, região da Capela.
“Com esse programa, daremos início a um novo formato de atendimento em Vinhedo. Cada equipe da ESF será composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com cirurgião dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. O Agente Comunitário de Saúde terá um papel importante na educação em saúde, atuando principalmente na promoção e prevenção”, explicou o prefeito Jaime Cruz, que na última terça-feira, 13, visitou mais uma vez a obra da nova UBS.
A UBS em si, cuja obra termina agora em dezembro, quando será entregue à Prefeitura, terá capacidade para atender até 16 mil pessoas, sendo que 4 mil serão pelo Estratégia Saúde da Família, que futuramente deverá ser ampliado para toda a cidade. Atualmente, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a preparação para o início do trabalho, com treinamento dos agentes e definição do território base de atendimento.