A Prefeitura publicou na última quinta-feira, 20, o decreto que nomeou a Comissão Central Organizadora da 57ª Festa da Uva e 9ª Festa do Vinho de Vinhedo, que acontecerá no período de 9 a 24 de fevereiro de 2019, no Parque Municipal. O presidente da Comissão é o secretário de Governo, Adriano de Souza.
“Essa edição será especial porque vamos comemorar os 70 anos de Vinhedo. A festa será feita num modelo que alinha austeridade, planejamento, transparência, foco na família e segurança”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
A Comissão Organizadora apresentará o plano de trabalho em 20 dias. A primeira fase inclui a preparação do edital de licitação para o evento. Ou seja, o evento ainda deve continuar terceirizado.
Esta é a primeira vez em décadas que a festa é pensada pela Administração Municipal com tanta antecedência.
“A Festa terá um novo layout e até a área das piscinas será utilizada. As atrações para o palco principal e para os palcos regionais estarão contidas no edital de licitação que está sendo elaborado”, explica o secretário de Governo, Adriano de Souza.
Ainda de acordo com informações a festa 2019 deve resgatar o concurso de Rainha e Princesas, que ajudam na divulgação e representam o evento por todo o Estado.
A pior
A edição deste ano foi considerada não só um fracasso de má organização, com público muito abaixo do esperado, como também frequentemente é lembrado como a pior Festa da Uva.
A organização do evento chegou a cancelar cinco grandes shows anunciados. Na época, a decisão foi tomada, segundo a PMA (Produções & Montagens Artísticas) responsável pela festa, por conta do baixo público presente no primeiro final de semana e pela baixa expectativa com a venda de ingressos antecipados.
Os envolvidos, da parte de serviços, os artistas locais e as mídias, não foram pagos até hoje pelos organizadores da festa.
O Sindiversão, sindicato da categoria, chegou a montar um plantão em Vinhedo para ouvir os trabalhadores lesados.