No fim da tarde desta segunda-feira, 3, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, anunciou a exoneração de mais um secretário, desta vez Júnior Choca da Assistência Social foi o demitido. Mais cedo o prefeito já havia exonerado o secretário de Fazenda Jose Luís Bernegossi. No início da manhã, ele havia comunicado a saída do secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Toninho Falsarella.
Em três meses, cinco secretários foram exonerados de seus cargos em Vinhedo, sendo quatro demissões em menos de três semanas. O primeiro a deixar o cargo foi Márcio Campos, o popular Balu, no dia 14 de junho, após denúncias de suspeitas irregularidades na Secretaria de Serviços Municipais (Serm).
Mais uma exoneração foi anunciada no dia 16 de agosto, quando Jaime Cruz destitui da Secretaria de Segurança (Transportes e Defesa Pessoal) o secretário Júnior Vendemiatti – irmão da vice-prefeita Néia Vendemiatti Serafim. A última saída havia sido anunciada na segunda-feira, 24, durante a sessão da Câmara, após Gustavo Leon de Mattos ter pedido para deixar o cargo na Secretaria de Administração.
Segundo a Prefeitura, as demissões aconteceram com foco na reestruturação administrativa que o prefeito Jaime Cruz alinhado à proposta apresentada em coletiva de imprensa, no final de 2017, quando anunciou que, em 2018, iria efetivar redução no número de secretarias e, ainda, providenciar um novo projeto de lei para uma reestruturação administrativa da Prefeitura de Vinhedo.