O total de impostos pagos pelos brasileiros em 2017 vai alcançar R$ 2 trilhões nesta quarta-feira, 6, às 11h10, de acordo com o cálculo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A cifra corresponde ao total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes desde o primeiro dia do ano e será registrada 23 dias antes do que no ano passado (o registro foi em 29/12/2016). Essa diferença indica que os brasileiros estão pagando um volume maior de impostos em 2017.
“O lado bom desse aumento do bolo tributário é que ele reflete a melhora da atividade econômica do País, que tem como base o crescimento da arrecadação”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Por outro lado, ele reforça a necessidade de controle das contas públicas e de políticas econômicas eficientes, que evitem novas elevações.
Burti lembra que a expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) amanhã (6/12) é de queda dos juros, o que consequentemente estimula o consumo, impulsiona a economia e aumenta a arrecadação tributária.
Portal e painel
No portal www.impostometro.com.br, é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). O painel foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília.