O Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda-feira, 20, não é feriado em Vinhedo, diferentemente do que ocorre em muitos municípios, pois na cidade não há uma lei específica para o assunto.
Por lei, os municípios podem aderir a quatro feriados municipais no máximo, incluindo, obrigatoriamente, a Sexta-Feira da Paixão.
Os feriados municipais de Vinhedo, decretados por lei, são: 2 de abril – aniversário da cidade; 10 de abril – Dia da Paixão do Senhor; 11 de junho – Dia de Corpus Christi; e 26 de julho – Dia da Padroeira da cidade, Sant’ Ana.
O único feriado estadual é 9 de julho, quando celebra-se a Revolução Constitucionalista de 1932. Os feriados nacionais serão celebrados no dia 1º de janeiro – Dia da Confraternização Universal; 21 de abril – Dia de Tiradentes; 1º de maio – Dia do Trabalhador; 7 de setembro – Dia da Independência; 12 de outubro – Dia da Padroeira do Brasil; 2 de novembro – Dia de Finados; 15 de novembro – Proclamação da República; e 25 de dezembro – Natal.
O Dia da Consciência Negra é considerado um feriado municipal. Algumas das cidades que celebram a data são: Valinhos, Louveira, Campinas e Jundiaí.
Louveira é uma exceção à regra, pois comemora cinco feriados municipais, incluindo o do padroeiro da cidade, São Sebastião, no dia 21 de janeiro e o do aniversário de Louveira, no dia 21 de março.