O site de vendas pela internet Mercado Livre anunciou nesta semana a instalação do o primeiro centro de distribuição de produtos em Louveira, dentro de um novo modelo de negócio lançado pela marca.
O Mercado Livre até então não tinha produtos próprios e não os armazenava. A partir de agora, a empresa começará a realizar a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição, incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
O funcionamento do centro de distribuição e o transporte de produtos continuarão a cargo de empresas parceiras. Mas, a gestão desse novo serviço passa a ser de responsabilidade do Mercado Livre e não mais do vendedor.
A empresa de vendas on-line começará atendendo 130 vendedores entre os que mais vendem em volume de produtos. Até o mês de julho do ano que vem, esses estabelecimentos poderão utilizar o recurso de graça para testar a novidade e ajudar o Mercado Livre a desenvolver os processos.
O município de Louveira foi escolhido pelas facilidades burocráticas oferecidas pela Prefeitura neste novo modelo de negócio, baseado em sistema americano, que permite a implementação de várias empresas em um mesmo espaço. Para que a empresa fosse instalada na cidade a Prefeitura criou um grupo de trabalho especial para conseguir atender as demandas e assim facilitar a implementação do negócio, grande diferencial em relação as demais cidades.
Com uma arrecadação extraordinária (não revelada), a estimativa é que o dinheiro gerado por meio dos impostos comece a chegar aos cofres públicos em até dois anos, ou seja, até o final de 2019, que serão revertidos em melhorias para a população.