Governador libera R$ 780 milhões para novas barragens

propaganda do Google Artigo Top

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou nesta quarta-feira, 7, autorização para a construção, pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), das barragens de Pedreira e Duas Pontes, na bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na Região de Campinas. 

O recurso faz parte de contrato assinado entre o DAEE e o CAF (Banco de Desarrollo da América Latina). Serão investidos R$ 782 milhões na construção dos reservatórios. As barragens devem entrar em licitação ainda esta semana. 

“A geração de empregos é o grande desafio do mundo moderno e o setor de infraestrutura, como o de água e esgoto, é um grande gerador de postos de trabalho. Só nessas duas barragens e suas obras complementares, serão 1.200 empregos diretos”, disse o governador Geraldo Alckmin. 

Novas Barragens

Os novos reservatórios da bacia do PCJ – Pedreira, no rio Jaguari, e Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo – serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.

O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 km², terá capacidade para acumular 31,9 milhões m³ de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil l/s.

O reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 8,8 km², terá capacidade para 53,4 milhões m³ e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil l/s.

O conjunto vai beneficiar diretamente a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Os imóveis para construção dos reservatórios já foram declarados de Utilidade Pública (Decreto DUP nº 60.141 de 11/02/2014). O DAEE possui também a Licença Ambiental Prévia, emitida pela CETESB em 25 de agosto de 2016.

Propaganda do Google Artigo Baixo