A Prefeitura confirmou nesta quinta-feira, 11, a morte de um primata infectado com febre amarela. O macaco da espécie Bugio foi recolhido morto pela equipe da Vigilância Sanitária de Vinhedo em uma mata e enviado ao instituto Adolfo Lutz no dia 27 de abril.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, o macaco foi encontrado na região leste da cidade (que compreende bairros como Canjaranas, Bosque, Observatório, Represas entre outros). A Prefeitura não divulgou a localização exata.
Nesta sexta-feira, 12, uma reunião entre Estado e o município deve definir a nova estratégia de vacinação da população de Vinhedo.
O prefeito solicita que a população mantenha a calma. “Isso não é motivo de pânico, porém, é preciso tomar a vacina. Então aguarde porque vamos nos organizar para que não haja grandes filas, para que não haja grandes transtornos. Nós vamos resolver de forma tranquila. Não é motivo de pânico, até porque já vacinamos uma grande parcela de Vinhedo. E esse macaco foi encontrado morto com a febre amarela, porém, não temos nenhum caso em Vinhedo em seres humanos comprovado de febre amarela”, completou o prefeito.
Vale ressaltar que macacos infectados não transmitem a doença, mas indicam a presença de mosquitos transmissores do tipo silvestre da febre amarela.
“No feriado de Tiradentes, nós percorremos o meio rural da cidade de Vinhedo e vacinamos praticamente 2.500 pessoas contra a febre amarela. Amanhã cedo a nossa equipe de Vinhedo estará em reunião com a equipe regional de Saúde, porque o Estado vai nos ajudar e nós vamos vacinar toda a população”, comentou o prefeito Jaime Cruz. Até o momento, a cidade vacinou mais de 8.200 pessoas neste ano.