A influência da positividade na aprendizagem

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Aprender de forma prazerosa é um desafio para muitas pessoas e essa “crença” é desenvolvida durante a educação acadêmica. Mas mudar essa realidade é fácil e depende unicamente do próprio indivíduo. Com o auxilio de uma orientação correta, ele pode transformar a atitude mental em algo produtivo, modificando a forma de adquirir mais conhecimentos mais simples e descomplicada.


Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, explica que uma atitude mental negativa irá refletir em todo o processo, dificultando a aprendizagem. “Estudar para muitos ainda é uma ação obrigatória, como se a ação para adquirir conhecimento fosse uma tarefa de sacrifícios. Com isso, a experiência passa a ser muito desgastante e improdutiva”, relata.


Com um comportamento produtivo e positivo, a aprendizagem automaticamente torna-se um processo fácil e prazeroso ajudando principalmente na retenção e utilização da informação. “Dessa forma, a pessoa produz a sua automotivação e recebe as informações novas com segurança”, ressalta a psicóloga.


A diretora percebe claramente quando uma criança é motivada. “Normalmente ela teve como estímulo a informação de que tem facilidade para aprender, afinal registrou em sua mente que é reforçada pela resposta conquistada. Ela terá segurança diante de novas informações e sentirá prazer em conhecer novos conteúdos. Podemos afirmar que ela tem uma positividade diante do ato de aprender”, destaca Márcia.


Em uma situação oposta, onde a criança recebeu a informação que tem “lentidão” ou se dispersa, os dados estão sendo absorvidos e organizados neurologicamente como uma sentença da forma de aprender. Márcia acredita que essa pessoa terá outra relação com o ato de aprender, possivelmente mais desestimulante. “No processo de aprendizado, a Programação Neurolinguística realiza avanços formidáveis, atuando no sistema de crenças de cada indivíduo para transformá-las e construir novas que são positivamente impulsionadoras”.


A diretora explica que as crenças funcionam na vida como os “óculos”. Eles são colocados e desta forma é possível perceber parte do todo. “Exemplo, quando a pessoa acredita que estudar é uma tarefa desgastante, todos os dados que irá colher são de desânimo durante o processo. E como se a percepção se fortalecesse para selecionar tudo o que pode gerar desconforto e imediatamente tenho os dados disponíveis”.


Ao utilizar a PNL é possível considerar que tudo pode ser compreendido com a ajuda dos sentidos. “Quanto mais o sistema de crenças for rico e flexível, mais opções a pessoa terá”, denota a psicóloga.


No processo de aprendizagem é a mesma coisa. E para tornar o processo positivamente produtivo é fundamental realizar um exercício que vai dar o preparo necessário para enfrentar os desafios.


Em primeiro lugar, a pessoa tem que listar as crenças que impedem de ter um resultado satisfatório no ato de aprender. Em alguns momentos, é possível perceber que as crenças habitualmente se apresentam como frases.


Exemplo:


Eu tenho dificuldade de guardar dados.


Eu não sei reter a informação.


Disperso muito quando alguém está explicando algo.


Para cada frase construída é necessário pensar em um contra exemplo. O que significa isso? É fundamental buscar uma experiência onde existiu atuação de uma forma completamente diferente.


Exemplo:


Eu tenho dificuldade de guardar dados.


Contra exemplo:


Eu me lembro de muitos dados importantes que aconteceram na família.


No começo essa atividade vai solicitar que a criatividade e lembranças sejam ativadas. Afinal, a mente é motivada por referencias e quanto mais ela é munida de novas informações, mais estará desenvolvendo uma maneira flexível de lidar com os fatos. Já a próxima atividade agora é muito simples para criar uma positividade.


Exemplo


Eu tenho dificuldade de guardar dados, mas me lembro de muitos dados importante que aconteceram com a minha família, isso significa que tenho boa memória, principalmente quando desejo guardar algo.


Esse treino é uma estratégia para deixar a mente receptiva a ação de aprender, estudar e utilizar o conhecimento absorvido. Lembre-se o significado de cada ação está em cada um e quanto mais existir colaboração para o positivismo em relação às ações, maiores serão os benefícios.


Dicas para Estudar Melhor


Preparar a neurologia para obter todo o seu potencial é uma alternativa importantíssima que facilita o resultado final. Assim, como antes de realizar uma atividade esportiva é aconselhável realizar um bom alongamento, a neurologia pode render mais se tiver uma preparo e aquecimento.


1. Prepare o ambiente


Preparar o ambiente adequado para realizar o estudo é uma ação que estimula a absorção do conteúdo. Cada indivíduo tem uma forma de sentir-se confortável para melhor aprender.


Alguns se sentem mais dispostos em uma cadeira macia. Para outros, a mesa arrumada é decisiva e, ainda há outras que querem ouvir os conceitos e escrever para melhor absorver.


Portanto, é necessário descobrir qual o método mais confortável e aplicá-lo.


2. Planejar o estudo


Caso exista muito conteúdo para absorver, divida por partes que totalizem cada tem 50 minutos, aproveitando o melhor a neurologia. A cada 50 minutos pare e mude o seu foco de atenção.


Estique o corpo, volte o olhar para cima, beba água o importante aqui é focar em algo diferente, como se fosse um descanso.


3. Defina o que você quer


A mente será muito melhor utilizada se forem definidos o que quer de cada tema, o que é relevante antes de estudar, essa ação constrói os filtros que direcionam a atenção para o que se quer.


4. Faça um registro


Registrar o que está aprendendo e construir registros facilitadores: Visual, Auditivo e Cinestésico (cada pessoa tem uma facilidade em determinados canais). Alguns indivíduos anotam com canetas coloridas usando mais o visual, construindo um fluxo de informações. Outras ao ler um conceito e explicar ativam o canal auditivo e facilita a absorção através do auditivo. Existem aqueles que também sentem-se mais seguros se o conhecimento é absorvido através de vivencias usando o canal cinestésico.


5. Imaginar que sua neurologia é capaz


Fazer uma meditação antes de começar a estudar é importante, imaginar que sua mente está apta a absorver e utilizar os conhecimentos que quer. Faça isso num local tranqüilo e com o seu foco em mente.


6. Pausa produtiva


Depois de uma atuação de três horas com pausas a cada 50 minutos faça uma longa pausa de 15 minutos, vale dar uma volta em ambiente externo como quintal ou no jardim do prédio onde mora.


Mudando o foco completamente e movimentando bem o corpo, o seu retorno será potencializado com a clareza mental e agilidade.


7. Faça associações com o conteúdo


Isso mesmo. Construa associações com o conteúdo aprendido e objetivo ou experiências da vida cotidiana. Isso facilita a utilização do cérebro e toda a capacidade que tem para que o estudo seja altamente eficaz.


8. Ouvir música


Escolha a música preferida e coloque ao fundo para ouvir enquanto estuda. O importante é dividir a atenção e captar melhor com um estímulo auditivo confortável.


9. Colocando no Futuro o seu Foco


Imagine o conhecimento sendo projetado no futuro. Ao término dos estudos, perceba o quanto será valiosa essa informação e como quer utilizá-la. Esse exercício oferta a neurologia um caminho de utilização do conhecimento.


10. Dispersão


Caso haja outro objetivo te povoando a mente, faça uma lista rápida de tudo antes de começar a estudar.


Manter a mente vazia para uma meta é muito produtivo. Portanto, coloque tudo no papel para direcionar quando for oportuno.


11. Mude a Rotina


Agora já existe um planejamento definido e será possível alterar a ordem dos estudos, para desenvolver maior flexibilidade. A dica é começar por conteúdos diferentes mudando a ordem e construindo uma mente mais flexível para aprender.


12. Durma bem


A qualidade do sono é muito importante para a qualidade do estudo. Mantenha a mente descansada para absorver muito mais.


13. Construa a evolução da semana


No final da semana registre as evoluções e como foi produtiva a semana. O que teve maior facilidade e o que requer maior envolvimento.


14. Pense nos seus ganhos


Estudar pode ser algo muito gratificante se existe a consciência do que isso proporcionará. Pense em curto, médio e longo prazo e, descubra que esse é um investimento muito lucrativo.


15. Relaxe


Estudar e relaxar combinam, e muito! Saber a hora de parar e buscar uma atividade relaxante é uma atitude sabia para alcançar a meta. Talvez o seu tempo seja de duas, três ou cinco horas por dia, mas o importante é saber parar e relaxar.


Sobre Márcia Dolores


Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching – Integrated Coaching Institute. Constelação Sistêmica das organizações


Sobre o Instituto Saber


Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência através de processos de coaching para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização.

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