O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu na manhã desta terça-feira, 26, o Antonov 124-100 para fazer um carregamento especial de mercadorias para exportação. Esta é a segunda vez neste ano que o segundo maior cargueiro do mundo toca o solo do aeroporto. A primeira vez foi em fevereiro.
O Antonov veio de Mumbai, na Índia, e pousou na segunda-feira em Brasília antes de chegar a Viracopos. Curiosos e fotógrafos permaneceram no entorno do aeroporto na tentativa de registrar alguma imagem do avião.
A rotina no Terminal de Carga foi alterada com a mobilização de equipamentos e guindastes que vão auxiliar na operação. A aeronave será carregada nesta quarta-feira, 26, e deve decolar na quinta-feira, 27, rumo a Porto Rico. No ano passado, o Antonov pousou três vezes em Viracopos.
O cargueiro tem 65 metros de comprimento e 21 metros de altura. São 24 rodas, o que dá a possibilidade de o avião pousar em diferentes superfícies, inclusive na neve. O avião foi fabricado ainda na União Soviética, mas agora apresenta bandeira da Ucrânia. A cabine de carga possui 1.050 metros cúbicos, podendo comportar mais de 50 carros populares e capacidade para transportar até 120 toneladas.
O Antonov 124-100 é a segunda maior aeronave no mundo, a maior também é um Antonov, o An-225 Mriya, que pode carregar até 250 toneladas, tem 82 metros de comprimento e esteve em Viracopos no ano de 2016.
Depois de um dia inteirinho com a gente, é hora de se despedir… Um dos maiores cargueiros do mundo já está indo embora do #AeroportoBSB! ? Mas foi inesquecível.
Ah, se liga @AViracopos, que nós estamos mandando ele para vocês! ??? Volta logo, #Antonov124! #Brasília pic.twitter.com/ziTxt5QSM6
— AeroportoBSB (@AeroportoBSB) August 25, 2020