Parte dos prédios da antiga fábrica de sabonetes da Companhia Gessy Industrial, localizados no Centro de Valinhos, foram considerados bens culturais de interesse histórico-arquitetônica e tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).
Este é o quarto prédio histórico tombado do município, juntamente com a Casa de Flavio de Carvalho, a antiga sede da Fazenda Calcutá no Vale Verde e o conjunto Ferroviário do qual faz parte o Museu Fotógrafo Haroldo Pazinatto. Em Vinhedo, apenas a sede da Fazenda Cachoeira é considerada patrimônio histórico e cultural.
A Resolução 128/2016, assinada pelo Secretário de Estado da Cultura que aprova o tombamento do conjunto de prédios e define o perímetro da área envoltória foi publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro. O processo de tombamento foi iniciado maio de 2009 por iniciativa da agente cultural, Alessandra Maria Buffa, que há dez anos se dedica à causa e também foi a responsável pelo tombamento
Regras para intervenções
A resolução determina que qualquer intervenção pretendida deve apresentar soluções em conformidade às suas especificidades tipológicas, materiais, construtivas e espaciais e arquitetônicas. Internamente, as intervenções ficam isentas de aprovação no Condephaat, exceto quando implicarem alterações na estrutura dos edifícios.