A partir do dia 28 de abril até 25 de maio, o Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ receberá a exposição “Origens”, da renomada artista visual vinhedense Mariane Cain Pileggi. Composta por cerca de 20 obras em pintura acrílica sobre tela, a mostra explora principalmente a figura feminina e as raízes étnico-culturais da artista.
Mariane, autodidata, desenvolveu suas próprias técnicas de pintura, principalmente na arte abstrata, inspirada pelas cores do pôr do sol. Suas obras, especialmente as representações femininas, celebram a diversidade e singularidade das mulheres negras e indígenas, refletindo sua busca por identidade e pertencimento.
A exposição estará aberta todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h, no Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini”, localizado na Av. Dos Imigrantes, nº 605 – Jardim Itália. A entrada é gratuita, proporcionando aos visitantes a oportunidade de se perder nas cores e formas, refletindo sobre suas próprias raízes e apreciando a beleza da herança cultural brasileira.
Sobre a autora
Descendente de italianos, Mariane Cain Pileggi mergulha em sua história e herança cultural, explorando as influências de suas ascendências africana e indígena. Nascida em Vinhedo e com uma estadia significativa na Europa, encontrou na arte uma forma de se reconectar com suas origens enquanto estava distante de sua terra natal.
Desde o início de 2020, Mariane tem explorado sua expressão artística, mergulhando de cabeça em um mundo de cores, texturas e formas. Além dos abstratos, suas obras também apresentam ilustrações vívidas de animais, acrescentando camadas de significado e conexão com a natureza.