A iniciativa foi financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e contemplada no Edital de Chamamento Público da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vinhedo, que apoiou cedendo o espaço para sua realização.
O projeto, produzido por Vitor Prado, da Singular Cultural, visou não apenas revitalizar o espaço urbano, mas também proporcionar à comunidade local uma experiência cultural e educativa, uma vez que, durante a semana de criação do mural, entre 15 e 19 de abril, foram realizadas duas visitas com oficinas de pintura para estudantes da rede pública, proporcionando uma oportunidade de aprendizado e interação com os artistas.
Intitulado de “A arte homenageando a arte”, o painel foi pensado pelo artista Luiz Gustavo Paffaro, tendo como co-autor o artista Fonda Santana e ainda Serrano como convidado na execução do painel, feito numa técnica mista usando tinta spray e resina acrílica.
Com ludicidade e humor, a obra apresenta uma homenagem e reconhecimento aos artistas vinhedenses, nas mais variadas manifestações de arte. Da música ao cinema, do teatro aos gênios do pincel, o objetivo é também ser um estímulo para o desenvolvimento contínuo da produção artística na cidade.
A pintura mural, uma tradição que remonta à antiguidade, tem mudado ao longo dos séculos, adaptando-se aos contextos históricos e socioculturais. Atualmente, graças ao movimento graffiti no cenário das artes urbanas, essa prática ganhou um papel crucial na democratização do acesso à arte e à cultura no Brasil.
Assinatura da Obra
Pra concluir o projeto, na próxima sexta-feira, 3 de maio, às 19 horas, os artistas estarão novamente diante do painel para a assinatura o mural. Ato que deve reunir autoridades e mais uma turma de estudantes que receberão uma aula, ao ar livre, sobre o trabalho realizado e a importância da arte urbana.
Sobre o artista:
Paffaro é um artista atuante desde 1997. Graduado em Comunicação Social, acumula uma impressionante lista de prêmios nacionais e internacionais, incluindo o 1° lugar no Mapa Cultural Paulista e no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ilustrou para os mais importantes meios de comunicação do país como Veja, Folha de São Paulo, Estadão, Almanaque do Fantástico, Superinteressante, Mundo Estranho, Sapiens, Você S/A, Playboy, Bizz, Placar, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Alfa, Aventuras na História, Continente, MAD (capa) e foi colaborador do jornal O Pasquim 21 (jornal do Ziraldo). Recentemente assinou, em conjunto, as pinturas murais realizadas no Centro de Convivência em Vinhedo, e realizou a exposição com recorde de maior público no Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini”, atingindo mais de 4 mil assinaturas.
Sobre o produtor:
Vitor Prado atua na elaboração, execução e prestação de contas de projetos na Singular Cultural. Possui certificações do Sesi e da Escola Nacional de Administração Pública em cursos de produção, gestão orçamentária e prestação de contas. É graduado em Filosofia e cursa Artes Visuais. Teve uma participação significativa como assessor de Adelio Sarro durante o ano de comemorações de seus 50 anos de carreira. Nesse período, colaborou na curadoria de exposições e produção de livros, além de atuar no Instituto Memorial de Arte Adelio Sarro. Escreveu e coordenou diversos projetos culturais e desde 2022, é membro votante do Comitê Internacional para Museus e Coleções de Belas Artes do ICOM.