Atividades físicas auxiliam no período de gestação

propaganda do Google Artigo Top

Dores abdominais, lombares e pélvicas são problemas que geralmente afetam as gestantes. Mas, segundo o obstetra do Hospital e Maternidade Santa Brígida, dr. José Marcos, estes problemas podem ser evitados com atividade física.

O médico explica que as mulheres que já são atletas ou praticam alguma modalidade física não precisam de restrição. “O organismo da mulher condicionada ao esporte faz este trabalho sozinho, o médico não precisa interferir”, disse.

No caso das sedentárias, a atividade física deve fazer parte da rotina depois dos três meses de gestação, com caminhadas, hidroginástica ou yoga. “O importante é que a mulher movimente-se pelo menos uma hora por dia, com aumento de volume gradual”, orientou o especialista.

Grávida de 17 semanas, a revisora Elisabete Franczak Branco, de 40 anos, afirmou que o yoga ajuda na prevenção da dor e da ansiedade. “Os exercícios de alongamento e de respiração me ajudam a combater as dores e ansiedade”, relatou Elisabete, que pratica a modalidade há sete meses.

Já a professora de Yoga da academia Fit Premium Batel, Cali Ananda, complementou “acredito que o grande diferencial esteja no fortalecimento do vínculo, porque os exercícios de respiração ajudam a mãe a se conectar com o bebê”.

Outro benefício destacado pelo obstetra é que o yoga é um exercício fundamental para as gestantes que desejam parto normal. “Tenho casos de mulheres que praticaram a modalidade durante os nove meses e não precisaram de analgesia durante o parto normal, pois estavam preparadas emocionalmente para a chegada do bebê”, concluiu.

Propaganda do Google Artigo Baixo