A partir desta segunda-feira, 30, diversas universidades da região voltam às aulas, dando início ao ano letivo de 2017. Sem uma definição concreta da Prefeitura sobre a continuidade do transporte gratuito muitos deles tiveram que dar um jeito para estudar.
Cerca de 15 estudantes da cidade que estão matriculados na Faculdade de Jaguariúna (FAJ) tiveram de se mobilizar para não perder o primeiro dia de aula. "Eu vim de carro com mais quatro estudantes, estamos dividindo as despesas. Estava contando pelo menos com os 60 dias de gratuidade anunciados pela Prefeitura, mas pelo jeito vamos ficar sem a van", lamenta a estudante de Medicina Veterinária, Rafaela Oliveira.
A Faculdade de Jaguariúna fica a 100 km de Vinhedo e há pedágio de ida e volta. "Ano passado a van estava saindo R$ 400,00 por pessoa, agora já deve ter subido. Na ocasião a Prefeitura queria pagar R$ 170,00 para nós, ou seja, nem metade das despesas", explicou a estudante Tatiane Santiago, que defende a volta do subsídio, por meio do fretamento.
Na sexta-feira, 27, a Prefeitura de Vinhedo enviou nota à imprensa sugerindo que o fretamento temporário seja restabelecido por meio de subvenção à Acovec. No entanto, a proposta depende ainda de aprovação da Câmara.