O Procon-SP realizará um plantão de atendimento especial para os consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday. O horário exclusivo para esta semana terá início na quinta-feira, 24, e irá até as 2h da sexta-feira, 25. O atendimento retorna das 6h às 22h da sexta-feira. O atendimento eletrônico da instituição ficará disponível durante os dias 25 e 26, além do Facebook e Twitter.
No próximo dia 25, vários estabelecimentos comerciais farão campanhas promocionais para atrair a atenção dos consumidores, durante a data que leva o slogan de “Black Friday”. Nesse período, o Procon-SP fará o monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas realmente têm o desconto anunciado.
Além disso, também foi criada a hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção –, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de fretes, entre outros que possam ocorrer.
Para coibir anúncios de falsas promoções e descontos, o que foi uma das maiores reclamações dos anos anteriores, os preços de alguns produtos são monitorados nos sites das principais redes varejistas desde setembro. Desta forma será possível verificar se os descontos oferecidos são verdadeiros. E nos dias 24 e 25, equipes de fiscais percorrerão comércios de rua, shoppings, supermercados e hipermercados.