Na última segunda-feira, 6, o Corpo de Bombeiro de Valinhos foi acionado para atender um incêndio no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Piazinatto, localizado na Alameda Argel, Centro.
De acordo com as informações passadas pela corporação, o incêndio ocorreu em um banheiro, que estava com alguns materiais de limpeza e cadeiras. Com a chegada das equipes, o fogo foi controlado e não se propagou para outros cômodos, portanto não houve dano em nenhuma obra de arte ou peça histórica do museu.
Ainda não se sabe as causas do incêndio e não houve vítimas. A Guarda Municipal ficou aos cuidados do local e encerramento da ocorrência.
O secretário de Cultura de Valinhos, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, juntamente com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Carlos Roberto Prestes, estiveram pessoalmente no local para acompanhar os trabalhos dos bombeiros e da Guarda Civil Municipal. Eles informaram que todas as medidas para esclarecer o ocorrido estão sendo tomadas, inclusive a solicitação de imagens de câmeras de monitoramento do entorno do Museu.
O secretário informou que, por se tratar de prédio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo todo procedimento técnico para a recuperação do banheiro atingido pelo incêndio serão seguidos. Um projeto de recuperação será elaborado e submetido à aprovação do Condephaat.