Na manhã desta quarta-feira (01), a Câmara de Vinhedo realizou a Sessão Solene de Instalação da 19ª Legislatura. A cerimônia inclui a posse dos representantes para os cargos do Legislativo e do Executivo, eleitos no pleito do último dia 6 de outubro. O mandato dos treze vereadores(as), do prefeito e da vice-prefeita é válido do dia 1° de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.
Compuseram a mesa diretiva da solenidade, o presidente da sessão, vereador Luiz Vieira (REDE), escolhido por ter sido o parlamentar mais votado; a primeira-secretária, a vereadora Nayla de Souza (REDE); e o segundo-secretário, o vereador Lucas Martins (PODE) – ambos para esta ocasião; o prefeito Dr. Dario Pacheco (PSD); e a vice-prefeita Cris Mazon (MDB). A cidadã Lúcia Aparecido, representando a sociedade civil, também integrou a mesa.
Estiveram presentes no evento, os(as) parlamentares(as) Carlos Florentino (PP), Diego Henrique (REDE), Inês Diogo (MDB), Malcon Mazzucatto (PL), Márcio Melle (PSD), Nilton do Foto Nelson (PRD), Paulinho Palmeira (PSD), Rodrigo Luglio (MDB), Rubens Nunes (PL) e Tiago de Paula (PL). Além disso, compareceram à cerimônia secretários(as) e representantes de entidades e instituições.
“Hoje é um dia histórico. Há pouco tempo, o povo vinhedense se manifestou nas urnas por meio do voto. Neste momento, referendados pela vontade popular, aqui estamos dando início aos trabalhos da 19ª Legislatura. Renovamos o nosso compromisso de fazer do Poder Legislativo Municipal um espaço de diálogo, respeito e transformação. A população nos confiou a missão de representar seus interesses e lutar por uma Vinhedo mais justa, transparente, próspera e sustentável”, manifestou Luiz Vieira.
Compromisso dos representantes eleitos(as)
Os membros do Legislativo e do Executivo eleitos prestaram seu compromisso diante da investidura do cargo público e entregaram seus diplomas e declarações de bens. No caso dos parlamentares, o compromisso inclui o respeito às normas constitucionais, à Lei Orgânica Municipal e ao Regimento Interno da Câmara Municipal; no caso do prefeito e da vice-prefeita, abrange a obediência às normas legais e constitucionais e à independência entre os poderes.
Os vereadores ainda entregaram a prova de desincompatibilização, necessária para quem exerce cargos públicos ou funções cujo exercício cumulativo da vereança é incompatível.
A solenidade contou com a apresentação da Guarda de Honra durante a execução da Canção dos Expedicionários e dos Hinos Nacional e de Vinhedo, com a imposição dos pavilhões do Brasil, do Estado de São Paulo e de Vinhedo.