Câmara tem proposta para abertura de CPI em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top


Tudo transcorria calmamente na sessão desta segunda-feira, 29, na Câmara Municipal de Vinhedo. Sem grandes votações e temas polêmicos, até que o vereador Edu Gelmi (PMDB) apresentou requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O motivo, segundo o parlamentar, seria o descontrole nas contas públicas municipais.

 “Mais uma vez a Prefeitura não está pagando o INSS, não paga FGTS, estamos com uma dívida de R$ 109 milhões, prefeito vem transgredindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e a LOA (Lei Orçamentária Anual). Até quando a Câmara vai ficar calada? Eu sugiro a essa Casa de Leis que possamos abrir uma CPI das contas públicas do nosso município. Requerimento está aqui, não coloquei o nome de ninguém e assina quem quer. Precisamos averiguar, precisamos saber o que anda acontecendo com as contas públicas do município", afirmou o vereador na tribuna da Câmara.

Edu Gelmi relatou que o estopim para o pedido da investigação teria sido a falta de transparência nas contas da Santa Casa. De acordo com seu relato, o hospital possui R$ 2,9 milhões em dívidas e nenhum débito constava na prestação de contas do órgão.

A acusação pegou vários vereadores de surpresa, incluindo o presidente Nil Ramos (PSDB) que adotou tom severo e pediu esclarecimento dos fatos, por meio da vinda do administrador do hospital.

A favor do pedido do CPI durante a sessão declaram voto os vereadores Rodrigo Paixão (Rede), Edson PC (PDT) e Sandro Rebecca (PDT), além do autor, Edu Gelmi. Serão necessários pelo menos 5 votos para que a CPI seja aprovada.

Após o pedido de abertura, uma manifestação de um munícipe na plateia fez com que Nil Ramos suspendesse a sessão por 20 minutos. Neste tempo, o prefeito Jaime Cruz conseguiu chegar à Câmara onde assistiu o pronunciamento dos vereadores acompanhado pelo secretário de Administração, Gustavo Mattos, do secretário de Governo, Edison Ruiz, além do secretário de Habitação, Val Souza e do secretário de Esportes, Adriano de Souza.

Confira mais informações sobre o pedido de abertura da CPI e o desenrolar dela na edição impressa do Jornal de Vinhedo deste sábado, 3. 

Propaganda do Google Artigo Baixo