Na próxima segunda-feira, 22, a Câmara de Vinhedo vota o Plano Municipal de Educação, projeto que estabelece metas para esta área nos próximos dez anos.
Conforme preconiza o Plano Nacional de Educação, os municípios brasileiros têm até quarta-feira, 24, para sancionar a lei.
A primeira versão do Plano Municipal de Educação foi entregue pessoalmente pelo prefeito Jaime Cruz (PV) na Câmara no dia 9 de outubro de 2014, porém, depois de muitos protestos, principalmente de funcionários da área da educação que não foram ouvidos, foi retirado em dezembro.
Depois, passou por um amplo processo de discussão com respaldo do Conselho Municipal de Educação. Foi discutido com os diferentes segmentos envolvidos com a educação na cidade. Passou também por discussões em escolas da rede municipal, particulares e estaduais.
A proposta traz metas e estratégias para que os objetivos sejam alcançados, entre elas, oferecer educação em tempo integral nas unidades escolares em, no mínimo, 75% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 50% dos alunos e garantir que pelo menos 85% dos alunos concluam os estudos na idade recomendada.