Campanha de vacina??o contra gripe ? adiada at? o dia 15 de junho

propaganda do Google Artigo Top

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até 15 de junho. A ação, que tinha como prazo final esta quarta-feira, 30, continua direcionada ao grupo prioritário definido pelo Governo Federal.

De acordo com as normativas do Ministério da Saúde, a vacinação é destinada a profissionais de saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), professores e os privados de liberdade.

Além do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Vinhedo está vacinando também os guardas municipais, policiais militares, bombeiros e policiais civis, que são profissionais que estão em contato direto com o público.  

A vacina contra a gripe está disponível para esse grupo em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica. A meta do Ministério da Saúde é que os municípios vacinem 90% do público-alvo, que em Vinhedo é estimado em 15.243 pessoas.  

De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, até terça-feira, 29, 12.220 moradores já haviam sido imunizados, totalizando 80% do total.

A Prefeitura já vacinou, também, 3.169 pessoas com doenças crônicas, somando, ao todo, 15.389 moradores imunizados. Apesar de fazer parte do grupo prioritário, não é possível fazer uma estimativa das pessoas com doenças crônicas a serem vacinadas.  

Crianças

Até o momento, dentro do público-alvo, o índice mais baixo de cobertura está entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Neste caso, o índice de cobertura, até terça-feira, 29, era de 51%. No caso dos idosos, 92% já foram imunizados; trabalhadores da saúde, 68%; gestantes, 61%; entre puérperas, 120% do que era esperado; e, entre professores, 120%.  

Horário de vacinação

A vacinação em Vinhedo ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas UBS Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, no Centro Médico do Jardim São Matheus e na Policlínica da Capela. Nesta sexta-feira, dia 1º, é ponto facultativo em Vinhedo e não haverá vacinação.

Propaganda do Google Artigo Baixo