A Campanha de Vacinação contra o Sarampo será iniciada neste sábado, 4. A ação tem como principal alvo a população de 1 a 5 anos e a meta é vacinar até 2,2 milhões de crianças.
A imunização contra essa doença exige duas doses. Normalmente, no setor público, a primeira é dada aos 12 meses de vida com a versão tríplice viral. A segunda vem aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo.
Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.
A cobertura vacinal em Vinhedo, no caso da imunização para Sarampo-Caxumba-Rubéola, feita aos 12 meses, em 2018 (janeiro a junho), está em 87%, sendo que a meta proposta pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Conforme o Calendário Nacional de Vacina do Programa Nacional de Imunizações de 2017, a vacina contra o Sarampo está indicada para: crianças (1ª dose aos 12 meses e 2ª dose aos 15 meses); até 29 anos (a pessoa deve ter duas doses registradas, com intervalo de 30 dias entre elas; pessoa nascida após 1960 (deve ter no mínimo registrada uma dose); mulheres no puerpério (quando não tiver registro de dose contra o sarampo); e profissional de Saúde (independentemente da idade -deve ter duas doses de vacina contra o Sarampo com 30 dias de intervalo entre elas).
A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior.
A Prefeitura de Vinhedo informou que a vacinação contra o Sarampo ocorre de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 9h às 16h, nas UBSs Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, no Centro Médico do Jardim São Matheus e na Policlínica da Capela.