Vinhedo registrou 438 casos de covid-19 em outubro, um aumento de 86% em relação ao mês anterior. Em setembro, a cidade teve 235 casos da doença e um óbito, com aumento de 152% na comparação com agosto, quando foram confirmados 93 casos. Vinhedo não registrava mortes pela covid-19 desde o último mês de março, segundo a Secretaria de Saúde da cidade.
A baixa procura da vacina bivalente pode contribuir para aumento de casos graves da doença. A média de aplicações da vacina bivalente por dia em Vinhedo é de 10 a 20. Até a última terça-feira, 31, a cobertura vacinal da bivalente é de 19,11%, com 12.127 aplicações. A meta, no entanto, é que a porcentagem da população vacinada chegue a 90%.
Juliana Molina, da Vigilância Epidemiológica, comenta que embora o ritmo de crescimento não seja alarmante, merece atenção que a baixa procura da vacina Bivalente pode contribuir para aumento de casos graves da doença. “Diante do atual cenário, chama atenção para a importância da testagem e reforça a necessidade da população estar em dia com a vacina contra a Covid-19, de acordo com a sua faixa etária. Assim, esse ciclo de crescimento de Covid-19, que estamos começando a observar, será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves.”
Mutirão de vacina na UBS Planalto
A UBS Planalto realiza, no sábado dia 11 de novembro, mais um mutirão de vacinas, em que estarão disponíveis todas as vacinas de rotina presentes no calendário, assim como a de covid-19.
A imunização será das 8h às 14h e não requer agendamento prévio. É necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina.
As doses da vacina bivalente contra a covid-19 estão disponíveis para maiores de 18 anos, para a população geral e para maiores de 12 anos com comorbidades. Não há contra indicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da covid-19 e outros imunizantes.