Com a correria do dia a dia é importante que, mesmo sem apresentar nenhum sintoma ou dor, as mulheres realizem consultas médicas periódicas para exames de rotina. Entre os mais comuns, como diabetes e colesterol, o check up ginecológico também deve marcar presença em praticamente toda a vida feminina.
Atualmente, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres, mas pode ser diagnosticado precocemente quando há acompanhamento médico. De acordo com a ginecologista do Hospital e Maternidade Brasil, Janifer Trizi, a mulher deve iniciar a consulta com o especialista ainda na juventude. “Desde a puberdade ou da primeira relação sexual até a pós-menopausa é necessário acompanhamento médico periodicamente”.
Confira abaixo os principais exames que devem ser realizados:
Papanicolau: realizado durante a consulta ginecológica, o exame preventivo é importante para detecção de doenças, como o câncer do colo de útero, por meio de determinação de alterações nas células. Deve ser realizado anualmente quando não apresenta anormalidade nos resultados.
Ultrassom transvaginal: complemento do papanicolau, com esse exame é possível visualizar todo o aparelho reprodutor feminino, utilizado para diagnóstico de mioma, câncer e no tratamento de gravidez. Deve ser realizado anualmente quando não apresenta anormalidade nos resultados.
Ultrassom de mamas: indicado normalmente para mulheres jovens com menos de 40 anos, as mamas dessa faixa etária são menos densas, o que facilita a visualização por meio dessa técnica. O exame é importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de nódulos.
Mamografia: para mulheres acima dos 40 anos, é indicada a realização do exame a cada um ou dois anos, alterando a periodicidade quando há relatos de câncer na família.