Aumentou para cinco casos o número de suspeitos com sarampo no município na última semana. Em diversos municípios a doença já foi confirmada.
A Secretaria de Saúde segue com ações de bloqueio contra a doença e vacinação. “Reforçamos a todos os moradores que a melhor forma de prevenção é a vacinação. Quem ainda não se vacinou ou está em dúvida deve procurar a UBS mais próxima da residência. Precisamos nos unir contra o sarampo”, destacou o prefeito Jaime Cruz (PSDB).
Entre as ações realizadas na cidade estão os bloqueios vacinais, com a Tríplice Viral, em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos tanto em Vinhedo como de outras cidades, e também a visita da equipe epidemiológica para realizar a vacinação nos domicílios próximos de residências onde há casos suspeitos.
A equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando um trabalho de vacinação nos domicílios próximos de casos suspeitos de sarampo, assim como locais onde a pessoa normalmente frequenta, como empresa, escola, igreja, etc. As visitas poderão ocorrer no período noturno, onde a maior parte dos moradores se encontra presente. Neste momento, a colaboração da população, recebendo as equipes, é fundamental. Os responsáveis são identificados com crachás e carros oficiais da Secretaria de Saúde.
Os bloqueios são realizados nas pessoas que apresentam sintomas, à medida que são recebidas notificações de suspeita, informadas pelos Serviços de Saúde e ou da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo