O clima quente e úmido do verão acelera o ciclo de vida dos insetos, aumentando suas taxas reprodutivas, resultando em explosão populacional. Já não basta as altas temperaturas, mas a infestação de mosquitos tem atrapalhado o sono dos paulistanos. Essa "praga" se reproduz numa velocidade incrível e gera muitos danos em vários setores. Na agricultura, por exemplo, os principais insetos-praga são os pulgões, percevejos e as lagartas. Já nas cidades aparecem os cupins, as traças, baratas, pulgas, formigas, moscas e os mosquitos (pernilongos).
Ambientes que possuem água parada, jornais e revistas acumulados, caixa de papelão sem uso, frestas e cantos escuros e úmidos oferecem abrigo para os insetos adultos e colabora para sua reprodução. “Manter os quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de materiais, restos de construção e principalmente água parada. Acondicionar corretamente o lixo para que não seja rasgado antes de ser recolhido pela Prefeitura. Realizar dedetizações periódicas e manter a residência livre de restos de alimentos e higienizada evita a proliferação de pragas urbanas”, aconselha a especialista Luciana Pinto Sartori.
”Os insetos podem trazer riscos à saúde pois transmitem doenças, dentre elas uma das mais preocupantes é a dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da febre amarela. Baratas podem transmitir doenças graves tal como a hanseníase (lepra), hepatite e tifo. As moscas, mosquitos, formigas e pulgas também são transmissores de várias outras doenças: amebíase, cólera, difteria, disenteria, giardíase, malária, poliomelite, salmonelose, tuberculose e até a peste bubônica (pulgas)”, adverte a professora Marcia Augusta da Silva.
Para evitar a proliferação, as especialistas orientaram manter a casa e quintal sempre bem higienizados e organizados, evitando o acúmulo de objetos, caixas e materiais que fornecem abrigo e alimento para os insetos. É recomendado fechar frestas e ralos, evitando assim a entrada de insetos por estes locais. As lagartixas são aliadas nessa luta, pois se alimentam de baratas e traças.
Manter a cozinha e banheiros higienizados com produtos à base de cloro espanta as formigas. Não deixar acumular lixo e manter as tampas sempre bem fechadas é outra medida preventiva contra os insetos. Evitar o acúmulo de água de chuva é imprescindível. Para isso, a recomendação é ficar de olho nas calhas dos telhados, pois elas normalmente acumulam folhas e mantém um ambiente ideal para proliferação de insetos.