Durante as festas, a variedade de pratos vai do famoso peru de Natal, passa pelo tender e o lombo suíno, chegando ao doce panetone, entre outras gostosuras. Por isso, é preciso ter cuidado, pois, além da ingestão comum nesta época, é necessário se preocupar com a mistura de diferentes grupos alimentares em uma mesma refeição.
Para evitar os desconfortos causados pela má digestão, é preciso fazer as escolhas certas, para que seja possível desfrutar dos momentos de confraternização sem deixar de lado o prazer de comer e celebrar o ano que passou e o que vai vir. Por isso, Eparema traz algumas dicas de como aproveitar as festas de fim de ano sem deixar de lado uma dieta saudável:
– Mastigue bem os alimentos e coma devagar. Comer muito rápido reflete em uma digestão mais demorada, faz com que as pessoas deixem de saborear a comida e acabem ingerindo uma quantidade maior de alimentos.
– Procure não abusar das bebidas alcoólicas. Limite seu consumo de álcool. Deguste das bebidas com moderação, pois o álcool pode causar problemas digestivos e para o fígado.
– Planeje um cardápio mais leve. Escolha um menu mais saudável para as ceias de final de ano. – Não abuse de alimentos gordurosos e de frituras. Opte por pratos mais leves como saladas, carnes assadas, sucos e, para sobremesas, as frutas frescas.
– Opte por frutas na sobremesa, principalmente as típicas da estação. Troque os doces pelas frutas frescas, que são leves e ótimas fontes de vitaminas. Algumas delas ainda auxiliam no processo digestivo, mas evite grandes porções.
As festividades de fim de ano fazem com que algumas pessoas saiam um pouco da dieta para aproveitar o prazer de comer alguns pratos que, normalmente, não são consumidos no cotidiano.
Não há problema com isso. O que atrapalha as comemorações é o exagero, que pode ser evitado sem que seja preciso deixar de lado as gostosuras das festas.