Confira como foi a posse dos políticos eleitos em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

Na manhã deste 1º de janeiro a Câmara realizou a Sessão Solene de Posse da 18ª Legislatura de Vinhedo, em ambiente virtual, em respeito às restrições de combate à pandemia da covid-19. Prefeito, vice-prefeito e treze vereadores eleitos, em novembro de 2020, foram empossados em solenidade presidida por Rodrigo Paixão (PDT), o vereador mais votado.

A formalidade foi realizada com mesa diretiva composta pelo presidente Rodrigo Paixão, pelo prefeito Dario Pacheco (PTB), o vice-prefeito Edson PC (MDB) e também pelas 1º e 2º secretárias ad hoc Nayla de Souza (PDT) e Inês da Saúde (MDB), respectivamente, únicas autoridades presentes no plenário. Os demais vereadores participaram da solenidade por meio virtual, direto de seus gabinetes na Câmara ou mesmo de casa.  Essa foi a primeira Sessão de Posse da história da Câmara a ser transmitida ao vivo.

Iniciada às 9h da manhã pela mestre de cerimônias Bruna Pallaro, a Sessão Solene começou com o convite para Rodrigo Paixão assumir seu lugar na presidência dos trabalhos. Na sequência, os vereadores eleitos Chris PC (MDB), Mazinho da Guarda (PSC), Pastor Léo (PTB), Márcio Melle (PSDB), Inês da Saúde, Nayla de Souza, Nilton do Foto Nelson (PTB), Paulinho Palmeira (PODE), Rodrigo Luglio (SD), Rubens Nunes (PODE), Thiago Marra (PSDB) e Val Souza (Republicanos), foram anunciados para participar da Sessão por meio de ambiente virtual, direto de seus respectivos gabinetes.

Nos termos do artigo 26 da Lei Orgânica Municipal e artigos 7º e 8º do Regimento Interno da Casa de Leis vinhedense, o presidente Rodrigo Paixão abriu regimentalmente a Sessão Solene de Instalação da 18ª Legislatura de Vinhedo para o período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024 e agradeceu às autoridades, demais presentes e a todos os telespectadores da Sessão Solene conclamando-os a se irmanarem em benefício do Município de Vinhedo.

O presidente da Sessão Solene convidou as vereadoras Nayla de Souza e Inês da Saúde para secretariarem os trabalhos da Sessão de Instalação da 18ª Legislatura, compromisso e posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em 15 de novembro de 2020, como 1º e 2º secretárias ad hoc, respectivamente. Assim como convidou o prefeito eleito Dr. Dario Pacheco e o vice Edson PC a tomarem assento junto à mesa diretora da solenidade.

Na sequência, a Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal de Vinhedo adentrou ao plenário, com o subinspetor Pallaro conduzindo o pavilhão nacional, o guarda civil 2ª Classe Marcelo conduzindo o pavilhão estadual, e o guarda civil 3ª Classe Fábio conduzindo o pavilhão municipal, ao som do Hino dos Expedicionários.

Também foram convidados, para compor a mesa de autoridades “virtual”, os convidados de honra Almir Ventura Lima, presidente da 166ª Subseção da OAB/SP, Vinhedo – Louveira; Evaristo Souza da Silva, juiz da 3ª Vara da Comarca de Vinhedo e da 345ª Zona Eleitoral de Vinhedo; e Rogério Sanches Cunha, promotor de justiça, assessor do Centro e Apoio Operacional Criminal (CAOCrim) do Ministério Público do Estado de São Paulo, representando o procurador-geral de justiça do Estado de São Paulo. Todos se pronunciaram.

Entrega dos diplomas e declaração de bens

Como 2º secretário ad hoc, Inês da Saúde procedeu à chamada dos vereadores eleitos para que, um a um, entregassem o Diploma e a Declaração de Bens à mesa, assim como a prova de desincompatibilização para os que exerçam cargos públicos ou funções cujo exercício cumulativo da vereança é incompatível, assinando o respectivo termo de posse na sequência.  Em ato contínuo, o público presente e internautas ouviram a prestação do compromisso e posse do presidente e dos demais vereadores.

Após a leitura da prestação de compromisso e posse dos vereadores, Rodrigo Paixão declarou empossados os treze eleitos: “Assim sendo, declaro empossados os vereadores eleitos presentes a esta Sessão Solene, que prestaram legalmente o compromisso de exercício do mandato de vereador para o qual foram eleitos”.

Na sequência, o presidente Rodrigo Paixão solicitou ao prefeito e ao vice-prefeito que entregassem seus diplomas e suas respectivas declarações de acordo com os artigos 58 e 59 da Lei Orgânica Municipal. Os documentos foram recebidos pela 1º Secretária ad hoc, Nayla de Souza, e os internautas ouviram o compromisso do prefeito Dario Pacheco e do vice-prefeito Edson PC.

Na solenidade, cada um dos empossados teve direito a breve pronunciamento e o evento foi finalizado com o discurso de Rodrigo Paixão, que agradeceu a presença de todos e desejou um feliz 2021 e um Ano Novo de muitas realizações ao público.

Pronunciamentos dos eleitos

Abrindo os pronunciamentos, Chris PC agradecendo à população e aos candidatos do partido “Agradeço a cada cidadão vinhedense que depositou sua confiança, seu voto em mim, me dando grandes responsabilidades, assim como agradeço aos candidatos do MDB que muito contribuíram para a minha eleição, pois ninguém ganha sozinho”.

Inês da Saúde, uma das candidatas mais bem votadas nas eleições de 2020, agradeceu seus eleitores e depositou esperança no novo ano. “É com serenidade que agradeço a cada um dos 1.063 votos que somamos nas eleições de 2020, selando meu compromisso de trabalho com a população de Vinhedo. Vivemos um tempo difícil, porém tenho fé e esperança em um novo ano livre dessa doença”.

Eleito pelo quinto mandato, Márcio Melle também agradeceu a confiança nas urnas de se dispôs a atender os anseios da população. “Agradeço a todos que confiaram mais uma vez no meu mandato, pela quinta eleição. A Câmara estará sempre de portas abertas para atendê-los diariamente, buscando o melhor para a nossa cidade. Nós amamos Vinhedo e queremos uma cidade saudável, e aqui estamos para unir forças”.

Mazinho da Guarda se colocou à serviço da população vinhedense. “Já fui candidato algumas vezes, tendo sido inclusive suplente. Finalmente assumo como vereador e me coloco a serviço do Município de Vinhedo, com ética e responsabilidade. Sabemos que nossa cidade é maravilhosa, mas ainda carece de muitas melhorias, portanto, sei que seremos cobrados para atender as expectativas da população”.

Nayla de Souza, vereadora mais jovem eleita para a 18ª Legislatura, comentou sobre as mudanças na política, com maior participação da juventude e das mulheres. “No nosso país as mudanças nunca aconteceram de cima para baixo, pelo contrário, sempre aconteceram de forma coletiva, de baixo para cima. Essa foi uma eleição histórica, pois pela primeira vez teremos três vereadores na Câmara de Vinhedo, sendo eu a mais jovem mulher eleita na história de nossa cidade. O anseio por mudanças foi expresso nas urnas. Isso representa uma quebra de paradigma, o início de uma era onde mulheres e jovens tem voz e participação ativa na política. Vamos fortalecer a participação democrática em nosso mandato, dando voz efetiva a todas as pessoas, atendendo aos anseios dos grupos mais vulneráveis de nossa sociedade”.

Nilton do Foto Nelson agradeceu a seus apoiadores. “Hoje é dia de agradecimento. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que me acompanharam e permitiram essa digna conquista. Na guerra muitos soldados se vão, e muitos se sacrificaram para que eu estivesse aqui, por isso, só tenho a agradecer”.

Também em momento de gratidão, Pastor Léo fez referência a todos que o acompanharam durante as eleições. “Agradeço primeiramente a Deus, pois sem ele nada podemos fazer. Agradeço aos meus pais, pois a vida pregressa deles que me serviu de inspiração para chegar aonde cheguei. Agradeço minha família por me apoiar nesse trabalho difícil, e, por fim, agradeço ao povo evangélico e aos demais cidadãos vinhedenses que deram seus votos”.

Eleito para o terceiro mandato, Paulinho Palmeira destacou a importância das políticas públicas para momentos de crise como o vivido na atualidade. “Nesse momento de muita dificuldade em que vivemos, as políticas públicas se tornam ainda mais importantes e fundamentais, portanto, esperamos que a cidade de Vinhedo seja conduzida da melhor forma possível, por todos seus gestores, e pelo papel atuante dos vereadores”.

Rodrigo Luglio, eleito para o primeiro mandato, desejou sorte aos eleitos e ressaltou a campanha humilde que o levou à eleição. “Primeiro quero desejar sorte ao governo eleito e aos vereadores eleitos, pois temos um grande desafio pela frente. No passado minha família sofreu muitas perseguições, porém fizemos uma campanha humilde e limpa, culminando na eleição com 541 votos, sendo o primeiro colocado em nossa legenda. Chego à vereança com a força de nossos amigos, que nunca deixaram de acreditar em nosso projeto. Perseverança é a palavra de nossa vitória, pois os humilhados serão exaltados”.

Reeleito pelo quarto mandato, Rubens Nunes agradeceu aos vinhedenses. “Externo aqui minha gratidão à família vinhedense, que mesmo diante de todas as dificuldades nos acolheram, conheceram nossas propostas e permitiram que voltássemos a essa Casa. Também cumprimento minha família pelo apoio de sempre e agradeço a Deus pela força”.

Os agradecimentos também foram destaque de Thiago Marra. “Agradeço primeiramente a Deus e aos meus 665 eleitores, que depositaram seu voto de confiança em mim. Tenho uma herança política, já que minha mãe foi vereadora, e lutarei para fazer um bom serviço à população vinhedense. As portas do meu gabinete sempre estarão abertas, a fim de manter um diálogo com a população e com o Executivo de forma ampla e aberta”.

Eleito pelo segundo mandato, Val Souza também agradeceu seus apoiadores “Com muita luta vencemos a eleição de 2020. Fico feliz por retornar a essa Casa e agradeço a minha família, apoiadores e todos do partido Republicanos por todo o apoio ao longo dessa caminhada. Sei da dificuldade dessas eleições em meio à pandemia, portanto parabenizo a todos os candidatos pela coragem de disputar esse pleito”.

Edson PC, eleito vice-prefeito de Vinhedo, se emocionou ao relembrar seu caminho até à eleição a cargo do Executivo. “Eu era uma criança que jogava bola, andava de carrinho de rolimã, como todas as outras. Futuramente fiz meu nome na luta e acabei entrando na política por estar cansado de tentar ajudar a cidade e sempre dificultarem o meu trabalho. Consegui ser eleito vereador, trabalhei de forma diferente da maioria, o que assusta, mas sempre busquei a transparência, resultando na confiança do povo e na minha eleição para vice-prefeito”.

O novo prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, que foi vereador por um mandato, agradeceu a população pela confiança em seu trabalho e clamou por uma gestão democrática, junto aos vinhedenses. “Sinto-me extremamente honrado pelo voto de confiança da população, que me elegeu à Prefeitura, que acreditou no meu trabalho. Agradeço a todos que me acompanharam na campanha e a cada um que nos ajudou a realizar uma campanha limpa. Convido a todos de Vinhedo, sem exceção, para que juntos possamos cuidar bem de nossa cidade, de forma democrática. Chego nesse momento com muita humildade, pois desde jovem aprendi a ter muita responsabilidade e entender que juntos podemos construir nosso futuro”.

O vereador mais bem votado no pleito de 2020, que presidiou a Sessão Solene de Posse, Rodrigo Paixão desejou sorte a todos os eleitos, falou dos seus desafios até chegar ao novo mandato e comentou sobre os anseios da população vinhedense. “Primeiramente desejo sorte ao governo eleito e a todos os vereadores, pois vivemos um momento de dificuldade no mundo, que, consequentemente, afeta profundamente a cidade de Vinhedo. No mais, gostaria de enaltecer a conquista de poder realizar essa Sessão Solene, pois não é segredo a ninguém que tive que superar uma série de desafios para chegar até aqui, o que só foi possível com apoio da minha família. Esse mandato tem um significado especial para mim, pois demonstra que voltei a lutar, logo, meus objetivos e sonhos pela defesa de uma sociedade mais justa estão mais firmes do que nunca. Ingressamos 2021 em meio a uma forte crise sanitária e econômica e, especificamente em nossa cidade, temos grandes demandas por infraestrutura e especialmente por serviços sociais, portanto, é nosso dever, como representantes dos anseios depositados nas urnas, saber converter em políticas públicas as necessidades dos vinhedenses. Vivemos uma situação especial que exige medidas excepcionais, e, por isso, não podemos frustrar as esperanças de nossa população. Esse é o momento de colocar o orçamento público do município e o planejamento em defesa das pessoas, a favor da maioria. Já temos muros suficientes em nossa cidade, agora é a hora de construirmos pontes”.

Homenagem às mulheres

Ao final dos discursos, as vereadoras eleitas para a 18ª Legislatura e as esposas do vereador Rodrigo Paixão e do prefeito Dr. Dario Pacheco foram chamadas ao plenário para receber uma homenagem da mesa diretiva, representando todas as mulheres atuantes nos poderes Executivo e Legislativo.

Abaixo o vídeo completo com a sessão solene:

 

Propaganda do Google Artigo Baixo