Os vinhedenses já estavam percebendo que a temperatura vinha caindo há algum tempo, mas somente nesta semana o inverno chegou oficialmente. Há aqueles que amam o friozinho e aqueles que o detestam. Independente da preferência, não existe coisa melhor do que ficar dentro de casa, tomando chocolate quente e assistindo a um filme enquanto o frio fica do lado de fora, certo? Errado.
O Brasil possui inúmeras cidades que têm o melhor a oferecer justamente nesta estação, incluindo atividades ao ar livre com muita comida, bebida e boas atrações. Para aproveitar ao máximo, é importante pesquisar as melhores opções de passagens aéreas, acomodações e atrações para montar o roteiro. Selecionamos belos destinos nacionais para você curtir as férias de julho, mas quem não gosta do inverno também pode aproveitar os destinos com temperaturas mais amenas para escapar do frio. Confira uma lista com alguns lugares para visitar nesta época:
Sudeste
Campos do Jordão, São Paulo
A cidade paulista é conhecida como a “Suíça brasileira” graças a sua arquitetura que remete ao país europeu e, como pano de fundo, ainda é possível ver a Serra da Mantiqueira, tudo isso a 1.600 metros de altitude. Campos do Jordão é palco de um dos eventos mais conceituados da programação erudita, o Festival de Inverno, que recebe renomados artistas da música clássica. É possível esquiar em neve artificial, se esquentar com fondue e chocolate quente, curtir a vida noturna nas baladas ou em choperias com mesas ao ar livre.
Petrópolis, Rio de Janeiro
O município, localizado no interior do Rio de Janeiro, a 65 km da capital, possui aquele frio típico da serra e preserva a arquitetura do período de D. Pedro II. O Museu Imperial, cartão-postal da cidade, é um exemplo de construção que serviu de moradia no século XIX e que hoje é um centro cultural para a população e turistas. Quem quiser ter a sensação de andar em uma carruagem pode procurar por charretes, que foram adaptadas exatamente para esta finalidade.
Monte Verde, Minas Gerais
A pequena vila mineira, a 1.300 metros de altitude, possui lindas paisagens naturais e é famosa por seu clima de romance. A receita culinária é preparada aos moldes da Europa, mas também existem vários restaurantes que oferecem a comida típica de Minas Gerais. São oferecidas diversas atividades ao ar livre, como cavalgadas, trilhas, rafting e arvorismo.
Sul
Gramado, Rio Grande do Sul
A cidade, localizada na Serra Gaúcha, é um dos destinos mais populares do Rio Grande do Sul. Sede do badalado Festival Internacional de Cinema, a cidade possui bons restaurantes, hotéis e opções de entretenimento. Gramado foi uma área colonizada principalmente por alemães e italianos e possui as características europeias nas construções, parques e culinária. As atrações para curtir na cidade são inúmeras, que vão desde baladas até museus. É bom ter um roteiro de viagem bem definido, pois atividades não faltam por lá.
Canela, Rio Grande do Sul
A cidade gaúcha é vizinha de Gramado, a apenas 7 km de distância. O local preserva grande parte de sua paisagem natural, sendo este um dos maiores atrativos para os turistas. O churrasco e o fondue são as especialidades mais procuradas. Existe um estabelecimento chamado Castelinho Caracol, que abriga um pequeno museu histórico e oferece o apfelstrudel, uma torta de maçã servida com creme de nata ou sorvete. Vale a pena conhecer os dois principais parques da cidade: Caracol e Pinhal Grosso.
São Joaquim, Santa Catarina
A cidade catarinense, localizada a 1.300 metros de altitude, é um dos lugares mais frios do Brasil, onde é possível ver neve e sentir a temperatura 15 graus abaixo de zero. A principal atividade econômica de São Joaquim é o cultivo de maçã e a culinária local é baseada na fruta, com tortas, bolos, geleias, chás, etc. Dá para curtir a neve em uma trilha com 2,5 quilômetros de extensão em meio à mata no Snow Valley (Vale da Neve).
Nordeste
Piatã, Bahia
A cidade baiana mais fria fica no interior do estado, na Região da Chapada Diamantina, a 1.100 metros de altitude. Piatã é o lugar mais alto do Brasil, onde são cultivados os grãos de café. A altitude favorece o aroma, o que torna a bebida muito mais saborosa. No inverno, a temperatura na cidade chega a atingir três ou quatro graus, o que incentiva os moradores a preparar licores artesanais e o seu próprio café, que é uma ótima pedida para se esquentar.
Para fugir do frio
Morro de São Paulo, Bahia
A vila se localiza na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador, e possui quatro praias e duas ruas principais. Não é permitido o tráfego de automóveis no local, e o acesso fica restrito apenas a barcos e aviões. A tranquilidade do local atrai turistas do Brasil e de todo o mundo. Além das belas praias, é possível aproveitar também as festas que duram até o amanhecer.
Praia do Gunga, Alagoas
Localizada no município Barra de São Miguel, em Alagoas, a praia fica a 33 quilômetros de distância da capital do estado. Areia branca, água cristalina e coqueiros dão o charme especial à Praia do Gunga, onde, na ponta direita, há mais elementos naturais, como as falésias, com grandes rochas íngremes. Na extremidade esquerda, há opções de pratos típicos e porções nos quiosques. Quem quiser aproveitar uma atividade mais radical pode optar pelo fly boat, um ultraleve que decola na Lagoa do Roteiro, ou o passeio de buggy nas falésias.