Corpo da mulher passa por mudanças após gestação

propaganda do Google Artigo Top

Após a gestação muitas mulheres sofrem para recuperar o peso, isso por que os músculos abdominais (mais precisamente os retos abdominais) acabam esticando para a fecundação do bebê. Além disso, o corpo inteiro fica mais inchado e as mamas alteram a estrutura e o formato, ficando hipersensíveis devido as taxas hormonais da gestação. A cirurgiã plástica Vanessa Brandalise dá dicas do que pode ser feito durante a gravidez para auxiliar na fase de recuperação após o nascimento da criança.

De acordo com ela, prevenir é o melhor remédio. “As estrias só são retiradas com cirurgia plástica e por isso é necessário evitar ao máximo o aparecimento delas. Beber muita água e usar hidratantes à base de ureia são as melhores opções”, afirmou a especialista. O uso de sutiãs específicos é fundamental, mas não existe postura para a amamentação que melhore ou piore o aspecto estético. “Lembrando sempre que o bebê deve mamar igualmente nos dois seios. Isso pode causar problemas futuros, se houver predileção por um lado”, alertou Vanessa. Para as mulheres que têm silicone, o cuidado deve ser exatamente o mesmo. 

O recomendado é fazer atividades físicas e se alimentar adequadamente, evitando ganhar mais de 1 kg ao mês, mas se não conseguir recuperar o peso aí sim optar pela cirurgia. “O ideal é esperar um período de 8 a 12 meses, mas a mulher deve estar sem amamentar por pelo menos três meses e estar com o seu peso o mais próximo possível do anterior à gestação”, explicou ela.

Durante toda a gestação, deve-se atentar para as mudanças do corpo e fazer somente tratamentos que não atrapalhem a evolução do bebê. Drenagens linfáticas, infravermelho e radiofrequência aceleram o retorno mais rápido após o parto, assim como o uso de ácidos e peelings para as manchas faciais. Todos os casos devem ser avaliados de forma individual e cabe ao médico orientar a paciente e impedi-la de cometer exageros ou tratamentos ineficazes.

A hidratação e esfoliação corporais são indicadas em todo o período gestacional, assim como o uso de filtro solar. Para evitar as consequências indesejáveis da gestação, como estrias, manchas e celulite, além da flacidez da pele abdominal e das mamas. “O uso da cinta é polêmico, mas para nós cirurgiões plásticos, as cintas e modeladores comprimem o inchaço abdominal, modelam a silhueta, dão mais segurança e facilitam o retorno de órgãos e musculatura à posição normal, anterior à gestação”, finalizou Brandalise.

Propaganda do Google Artigo Baixo