As crianças que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Vinhedo ganharam de presente um livro, certificado de coragem e um picolé. Nessa primeira etapa, a vacinação está acontecendo em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para moradores de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência (PCD).
A Secretaria de Saúde de Vinhedo recebeu o equivalente a 27% da grade de vacina para os moradores nessa faixa etária com comorbidade e PCD. A Prefeitura aguarda o recebimento de novos lotes de vacina para ampliar e concluir a vacinação nessa população. A previsão é de que a vacinação em crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade tenha início em fevereiro.
A ação de distribuição de livros e picolés foi realizada através das secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Desenvolvimento Econômico, com a parceria de empresas como a Sorveteria Ideal e Pomar da Amazônia. Os livros estavam sendo preparados para distribuição na Semana de Leitura, que acontece em abril, e a equipe da biblioteca disponibilizou parte deles para as crianças neste primeiro dia de vacinação como forma de incentivo à imunização e à leitura.
A mãe de Pietro Sant’Anna Christ Deziro, de 11 anos, portador de asma grave, Rafaela Sant’Anna, fez questão de levar o menino para vacinar logo na manhã do primeiro dia. “Perdemos cinco pessoas da família para o coronavírus entre 2020 e 2021. Estamos adotando todos os cuidados e prevenções e a vacinação nos dá um grande alívio. Todos na família estão vacinados”, explicou.
Pietro fez questão de receber o livro, o certificado e o picolé. Aproveitou o período de observação, de 20 minutos após receber a vacina, para fazer se dedicar à leitura. “É importante as pessoas se vacinarem, não dói e ficamos protegidos”, afirmou o menino.
Prioridade
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência (PCDs) será realizada até esta quarta-feira, 19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Planalto, Vila João XXII e Meirelles (Capela). Estão sendo distribuídas senhas em cada unidade a partir do início do horário de atendimento, conforme os horários abaixo.
As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança, comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão e laudo, exame ou receita médica com comprovação da comorbidade. A Secretaria de Saúde solicita ainda que os responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. Caso a criança tenha recebido alguma vacina nos últimos 15 dias, não pode receber a imunização contra o coronavírus, é preciso esperar esses 15 dias.
A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação.
Comorbidades
Diabetes Mellitus
Pneumopatia crônicas graves
Hipertensão Arterial
Insuficiência cardia
Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia Hipertensão
Síndrome coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatia e pericardiopatias
Doença da Aorta,dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatia congênita
Próteses valvares e dispositivo cardíacos implantado
Doenças neurológicas crônicas
Doenças renais crônicas
Imunocomprometidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Sindrome de down