Curso de psicanálise é aberto por faculdade em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

Sob comando da nova administração e direção acadêmica do professor Roque Fogaça, a Faculdade de Vinhedo traz uma novidade para o mercado regional, o curso de psicanálise. A disciplina foi desenvolvida em parceria com a Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos – Anep.

Fundada há quatro anos em Sorocaba pelo Psicólogo e Psicanalista Rubens Toledo de Moraes e Marcia Frati, a Anep traz sua vasta experiência na psicanálise para a Faculdade de Vinhedo. “O objetivo institucional do curso é promover o ensino e a pesquisa da Psicanálise a partir do pensamento freudiano e de demais teorias e escolas que compondo os conceitos e ideias do pai da Psicanálise, estruturam a base do saber clínico”, explica a psicanalista Marcia Frati.

A profissão do psicanalista é livre e qualquer pessoa que possua a formação, em psicanálise pode clinicar e trabalhar legalmente. Não existe regulamentação profissional, apenas o reconhecimento do Conselho da Classe.

O curso da Faculdade de Vinhedo terá dois anos de duração tendo aula dois sábados por mês, das 14h às 18h. Os interessados precisam ter 2º grau completo e se inscrever na secretaria da Faculdade até o dia 28 de fevereiro.

Psicanálise X Psicologia

A psicologia é a ciência que se preocupa com o comportamento humano nos aspectos de conduta e objetivos observáveis, que possam ser medidos, testados, compreendidos, controlados, descritos e preditos objetivamente.

Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se de aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade.

Já a psicanálise é a ciência do inconsciente. É a forma de tratamento das neuroses através do processo de Livre Associação, Interpretação de Sonhos, análise dos Atos Falhos e da Resistência. Dá importância para que o homem se resolva e compreenda o próximo na sociedade em que vive. Segundo Freud, o pai da psicanálise, “é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos e que não devem ser sacerdotes”.

Propaganda do Google Artigo Baixo