A Prefeitura de Valinhos decretou nesta semana, após 219 casos confirmados de dengue, estado de emergência para alertar os moradores da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 17, e visa agilizar as ações de combate à doença, uma vez que confere mais autonomia para a Secretaria de Saúde comprar equipamentos e contratar ou transferir funcionários.
Até o último registro, realizado na quinta-feira, 16, foram contabilizadas 736 notificações da doenças e como medida emergencial para evitar o avanço da doença, a Prefeitura informou que instalou 12 lâmpadas que servem de armadilha para o mosquito. Além disso, a Vigilância Epidemiológica e o Setor de Zoonoses de Valinhos continua a fazer as visitas casa a casa para orientar a população.
A Secretaria de Saúde afirmou ainda que os agentes podem aplicar autuações nos munícipes que deixarem focos de dengue em suas residências. No entanto, até o momento, nenhuma advertência precisou ser feita.
O município disponibilizou também um Disk-Dengue que, segundo a Prefeitura, já recebeu mais de 2 mil ligações sobre focos da doença.