As doenças reumáticas afetam 10% da população, cerca de 20 milhões de brasileiros. Dados são da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Segundo o Ministério da Saúde, somente entre os anos de 2010 e 2011, o país registrou 33.852 internações de pacientes em decorrência de complicações das doenças reumáticas.
Entre as patologias mais frequentes estão osteoartrite, artrite reumatoide, osteoporose, fibromialgia, gota e lúpus. Estimativas da entidade apontam que a fibromialgia já atinge 3% da população e a artrite reumatóide, que provoca inflamação nas juntas, acomete 1% da população. Existem mais de 120 doenças reumáticas catalogadas, que acometem o aparelho locomotor como ossos, articulações, músculos e cartilagens.
Ao contrário de algumas doenças consideradas silenciosas (hipertensão e diabetes), as doenças reumáticas podem ser sinalizadas pelo próprio paciente, que identifica os primeiros sinais como dor e rigidez ao fechar os dedos das mãos, elevar os braços ou levantar-se de uma cadeira. Se a doença for descoberta logo no início e o paciente tiver tratamento adequado, ele pode seguir com uma vida normal, diminuindo assim os riscos de incapacidade física.
A SBR dispõe de 12 cartilhas com informações sobre prevenção, causas, diagnósticos e tratamentos de doenças reumáticas, bem como dicas importantes de exercícios indicados para o fortalecimento muscular e para a realização de atividades diárias pelos pacientes. As cartilhas são gratuitas e também estão disponíveis para download no site www.sbr.org.br.