Informações do Ministério do Turismo apontam que, até julho deste ano, os brasileiros preferem viajar para outros estados ao invés de ir para destinos internacionais. Os dados são da pesquisa Sondagem do consumidor – Intenção de Viagem, realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas.
A pesquisa visa perceber a intenção do consumidor em relação ao estado geral da economia e de suas finanças. Portanto, de acordo com o portal ibre da FGV, quando o consumidor está satisfeito, ou otimista, tende a gastar mais. E quando está insatisfeito, ou pessimista, acaba gastando menos.
Assim, no universo dos que pretendem viajar, 68,7% pessoas apontaram cidades brasileiras como destino até julho. Outros 23,3% disseram na pesquisa que pretendem sair do país.
O veículo de transporte escolhido por 53% dos entrevistados foi o avião, seguido do automóvel, com 26,8%.
O levantamento mostra também que os estados da Região Nordeste continuam sendo os preferidos, com 49% das indicações. Em seguida, estão os destinos do Sudeste, com 23,3% das preferências, e do Sul, com 18%.
A sondagem é realizada por telefone, com residentes de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Mais informações pelo portal ibre da FGV.