Conforme apurou a reportagem do Jornal de Vinhedo, diversas seções espalhadas pelas cidades estão apresentando problemas para capturar a digital. O prefeito Jaime Cruz, por exemplo, teve sua digital recusada algumas vezes no momento de votar.
Segundo apuração, quando há recusa na digital, o próprio equipamento biométrico solicita a captura de digital oito vezes consecutivas após falha na primeira tentativa. É requisitado do eleitor capturar as digitais dos dedos indicador e polegar alternadamento quatro vezes cada mão. Caso ainda assim a digital não seja reconhecida, o mesário digita um código e usa a própria digital para liberar a votação.
O Cartório Eleitoral disse ao JV que já era espero filas neste domingo, durante a eleição, uma vez que está sendo utilizado o novo sistema biométrico. Há dois agravantes para as longas filas, o número de cargos a serem votados (deputados federal e estadual, senador, governador e presidente) e a biometria.
Alguns eleitores, durante o recadastro biométrico, tiveram suas seções alteradas e ficaram mais próximos a sua residência, no entanto muitos estão reclamando que não encontram as escolas que vão votar. O Cartório Eleitoral explicou que a mudança nas seções foi aplicada somente após aprovação do eleitor.