Em menos de três horas, Defesa Civil registra 45 mm de precipitação de chuva

propaganda do Google Artigo Top

Nesta quarta-feira, 5, das 19h30 às 22h, foi registrada em Vinhedo precipitação pluviométrica de 45 mm durante a forte chuva, que atingiu a cidade acompanhada de ventos intensos.O índice, que foi verificado pela Defesa Civil Municipal, por meio do pluviômetro mecânico, representa um volume de 45 litros por metro quadrado. O instrumento é utilizado pela corporação para medir a quantidade de chuva precipitada no município e considera a quantidade de água caída sobre uma área de um metro quadrado. Informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

A quantidade de água de chuva registrada em menos de três horas foi 19 mm superior ao que era esperado entre 3 e 9 de dezembro, previamente estimado em 26 mm. Além do alto índice pluviométrico, a Defesa Civil também informou que dentro dos parâmetros de verificação da Escala Brasileira de Ventos (EBRAV) pode ter sido registrado na cidade ventos de até 100 km/h.

No total, oito ocorrências foram registradas no município em decorrência da chuva intensa, porém, não houve o registro de vítimas ou desabrigados. No atendimento à população, a Defesa Civil agiu dentro de seu sistema municipal de proteção, que faz parte da Operação Verão 2012/2013, e atuou em cooperação com o Corpo de Bombeiros.

Das oito ocorrências registradas pelo grupo na cidade, seis estiveram relacionadas à queda de árvores. Uma delas foi atendida na Estrada da Boiada, na esquina com a Avenida São Bento, local em que a foi retirado um pinheiro de grande porte que interrompeu parte do tráfego dos veículos que seguiam em direção à Rodovia Anhanguera. Na Avenida Apparecida Tellau Seraphim os ventos fortes também causaram a destruição de pelo menos cinco outdoors, que tiveram que ser removidos.

No bairro Santa Claudina, na Rua Afonso Garbuio, uma árvore de grande porte foi arrancada pela raiz e caiu sobre parte de uma propriedade particular e sobre a via. Outra árvore caída, de pequeno porte, também foi retirada da Praça Sant’Anna, no Centro. Ainda na região Central de Vinhedo, no encontro entre as ruas Santos Dumont e Humberto Pescarini houve a queda de uma árvore de grande porte, que afetou a fiação de parte da rua e que interrompeu o trânsito de veículos que seguiam sentido à Rua Nove de Julho. No Jardim Mirian, na Rua Ayrton Senna da Silva, duas árvores de médio porte caíram e bloquearam parte da via.

A chuva desta quarta-feira também ocasionou alagamento na parte mais baixa do viaduto João Baptista Serafim e ainda afetou o funcionamento do sistema de água bruta do bairro São Joaquim e da Estação de Tratamento de Água (ETA), do Santa Cândida, causando a suspensão da distribuição de água para a parte alta dos bairros que ficam na região da Capela.

Propaganda do Google Artigo Baixo