Especialista fala da importância de se exercitar diariamente

propaganda do Google Artigo Top

Falta de tempo não é desculpa para deixar de se exercitar. Apenas trinta minutos diários de atividade física são suficientes para a melhora da qualidade de vida. É o que garante Paulo Costa Amaral, consultor técnico da Contours Academia para Mulheres. Confira lista criada pelo especialista com alguns dos benefícios de exercícios em circuito. São trinta minutos que podem fazer a diferença.

1- Alívio do estresse

Exercícios físicos liberam endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, que controlam o nível da dor e reduzem a ansiedade e o estresse, fazendo com que o corpo relaxe. “A prática de exercícios regulares é também uma grande aliada da nossa saúde emocional, uma vez que viver em meio ao trânsito e trabalhar sob pressão virou rotina para muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades”, diz o consultor técnico, que lembra ainda que grande parte das mulheres convive com a dupla jornada de administrar carreira e família.

2 – Mais disposição para tarefas do dia-a-dia

Fazer exercícios regularmente por 30 minutos aumenta a resistência muscular, o que na prática facilita atividades cotidianas, como subir escadas, pendurar roupas, carregar as compras do supermercado, segurar o filho no colo ou mesmo ter disposição para pegar um cinema após uma jornada de trabalho no escritório. Exercícios regulares significam menos cansaço no final do dia e mais disposição para atividades rotineiras.

3- Prevenção da osteoporose 

Atividade física com carga moderada contribui para evitar a perda de massa óssea, constituindo-se em um ótimo preventivo contra a osteoporose. A menopausa acentua a perda óssea nas mulheres e os exercícios com carga auxiliam não só no fortalecimento muscular, como também na reposição de massa óssea. “A prática de exercícios deve ser constante ao longo da vida, mas após os 40 anos, incluir a caminhada e a musculação traz muitos benefícios para a qualidade de vida das mulheres”, diz Paulo.

4- Controle do Diabetes

Segundo a Associação Nacional de Assistência ao diabético (ANAD), a prática regular de exercícios, associada ao tratamento correto da doença e ao controle da dieta, aumenta a eficácia da insulina, podendo reduzir a quantidade de medicação prescrita. A atividade física reduz o nível de glicose no sangue por até 48 horas após o treino. “Pessoas com diabetes ou doenças cardiovasculares, quando submetidas a um treino voltado às suas necessidades, ganham muito mais qualidade de vida e sentem no dia-a-dia a transformação que apenas 30 minutos diários podem trazer na vida prática”, diz Paulo.

5- Prevenção de Doenças Cardiovasculares

De acordo com a Associação Americana o Coração (American Heart Association – AHA), 30 minutos de exercícios aeróbicos diários ou 25 minutos de exercícios aeróbicos três vezes por semana, combinados a exercícios de musculação duas vezes por semana são suficientes para garantir a saúde cardíaca. O treino em circuito agrega o benefício de combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos sequenciais, ideais para a melhora cardiovascular. De acordo com o especialista, treinos curtos são ideais para quem tem uma rotina corrida e podem ser adaptados conforme as necessidades e limitações de cada aluna. “A vantagem do exercício em circuito é que ele dá conta de trabalhar grupos musculares separadamente, combinados a exercícios aeróbicos que estimulam a coordenação motora e que podem ser ajustados conforme a resistência corporal aumenta”, explica.

Propaganda do Google Artigo Baixo