No início do ano sempre vem à tona a preocupação com a saúde e a vontade de mudar os hábitos. Realmente esse é um bom período para fazer um check-up e repensar alguns excessos cometidos. Especialistas recomendam cuidar da alimentação e muita água.
“Pessoas acima de 40 anos ou que tenham histórico familiar de doenças cardíacas precisam realizar uma avaliação clínica para verificar os níveis de colesterol e a pressão arterial, além de exames como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma para avaliar o seu ritmo cardíaco e a sua capacidade física”, salienta dr. Marcelo Queiroga, presidente da SBHCI – Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.
Já para aqueles com mais de 30 anos o médico sugere um check-up a cada dois anos. De acordo com ele, é importante ter uma alimentação balanceada no verão, uma que seja rica em vegetais, verduras e carnes magras, deixando de lado frituras e alimentos ricos em gorduras e muito açúcar.
Além desses cuidados é muito importante o consumo de água para diminuir o risco de desidratação e também a prática de exercícios físicos. “Com a proximidade do Carnaval e como janeiro e fevereiro são meses de férias e de muito calor, as pessoas abusam muito no consumo de bebida alcoólica. Minha orientação é o consumo consciente e também saber sempre alternar o drink com um copo de água para evitar a desidratação”, orienta Queiroga.
Confira algumas dicas para manter a saúde do coração:
– Tomar uma vez por dia chá verde, que tem componentes que ajudam o metabolismo;
– O verão é uma boa época para o consumo de peixes, que são ricos em proteínas e têm baixas calorias. Os mais indicados são o salmão, truta e bacalhau porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares;
– Beber bastante água durante os treinos na academia. Se possível a cada 20 minutos de exercícios físicos;
– Para recuperar a energia após os exercícios físicos tomar vitaminas de frutas, água de coco e sucos naturais;
– Ter pelo menos seis horas de descanso todas as noites.
– Praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana. As caminhadas podem ser antes ou após o expediente do trabalho.