Mais de 3 mil estudantes que estão matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos dos ensinos fundamental I e II na Rede Municipal de Ensino participarão nos próximos dias 27 e 28 da 10ª edição do exame do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A avaliação, que é de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é promovida anualmente e objetiva identificar a qualidade do ensino ministrado na rede pública de educação, nos âmbitos municipal e estadual.
Apesar de não ser obrigatório, em Vinhedo o Saresp é aplicado desde 2009 e foi adotado pela administração municipal como uma ferramenta complementar ao acompanhamento das ações didáticas que são promovidas nas unidades municipais educacionais de ensino fundamental.
A partir dos dados do Saresp, a Secretaria Municipal de Educação explicou que é possível aprimorar o entendimento do processo educacional nas unidades escolares e, com isso, identificar e elaborar novos parâmetros para evolução do cenário educacional municipal. À pasta, o Saresp ainda permite obter um diagnóstico aprofundando do aproveitamento dos alunos em cada unidade escolar e também prepará-los para outros processos avaliativos do conhecimento.