Dois filhotes machos de raposa-do-campo chegaram ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí, entregues pela Guarda Municipal de Vinhedo. De acordo com as autoridades, os animais estavam dentro de um galpão de uma empresa do município. O município de Vinhedo possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres
“Eles não apresentaram nenhuma alteração clínica em nossas primeiras análises e estavam bem saudáveis. Então, provavelmente, deviam ter se desencontrado da mãe e acabaram no galpão da empresa”, pontua Karine Ferreira, médica veterinária da Mata Ciliar.
Agora, ambos permanecerão sob os cuidados na maternidade. Posteriormente, quando estiverem mais desenvolvidos, irão para um recinto, para que a equipe possa analisar e acompanhar suas evoluções.
A diminuição e a perturbação do habitat desses animais causam a separação de famílias como a dessas raposas que, apesar de não ter lesão física, carregarão pelo resto da vida o trauma de terem perdido a mãe, que os ensinariam a sobreviver na natureza.