Segundo o fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, Giuliano Martins, para evitar este tipo de ocorrência, o carregamento de malas deve ser realizado com alguns procedimentos importantes. “Devemos sempre usar bagagens com rodas e, na impossibilidade, procurar um meio de transporte, optar por mochilas ou dividir o peso em duas sacolas para não sobrecarregar um dos lados da coluna”, diz.
Já para os motoristas, o alerta é outro. “É importante parar a cada uma ou no máximo duas horas de percurso. Devemos esticar o corpo, hidratá-lo e descansar alguns minutos. Alongar e também andar durante as pausas são boas opções. A dica também serve para quem for viajar de avião: levantar, alongar e caminhar um pouco”, avisa Martins.
Confira algumas dicas para ter mais qualidade em seu descanso:
– O melhor local para organizar as roupas da viagem é sobre uma mesa, pois ela tem a altura ideal para evitar que se curve para frente. Manter a mala próxima a esse local e igualmente numa altura satisfatória para a sua coluna.
– Ao colocar ou retirar as malas do bagageiro, evite curvar o tronco para a frente, pois essa posição sobrecarrega a coluna. Se forem muito pesadas, peça ajuda para outra pessoa.
– Na esteira do aeroporto, faça uma base larga entre os pés, posicionando um à frente do outro. As pernas devem estar semi-flexionadas, um pouco dobradas. Utilize a força das pernas para suspender o objeto e aproxime-o do seu corpo.
– No carro, os joelhos devem estar alinhados com os quadris ou um pouco acima. Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. A distância dos pedais deve ser tal que seja possível alcançá-los com os pés de modo que os joelhos permaneçam levemente flexionados. Evite apoiar a cabeça no encosto, mas mantenha-o na altura da mesma. O encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos do motorista mantenham-se em leve flexão, de forma a garantir liberdade de movimentos.