Uma equipe de policiamento preventivo da Guarda Civil Municipal de Valinhos localizou descarte irregular de material hospitalar nesta segunda-feira, 24, por volta das 10h, no Jardim Pinheiros. Além do registro do Boletim de Ocorrência (BO) feito na Polícia Civil, técnicos da Vigilância Sanitária foram acionados e estiveram no local.
A descoberta foi possível graças a uma denúncia anônima, feita pelo telefone 153, após cães rasgarem sacos de lixo com bolsas de sangue e soro utilizados, seringas e outros materiais hospitalares. Os guardas identificaram a uma clínica veterinária como responsável pelo material.
Técnicos da Vigilância farão uma visita à clínica ainda nesta segunda-feira para verificar a procedência do material descartado, o motivo do descarte irregular e possíveis penalidades. Segundo a GM, a Vigilância adotará as providências cabíveis e legais, como autos de infrações, que poderão se transformar em multas e advertências ao estabelecimento, identificado pelos guardas civis.
A GM alerta que, além do descarte em local inapropriado, materias acondicionados irregularmente poderiam ter ferido os animais que o encontraram, pessoas que realizam reciclagem e até mesmo os coletores de lixo, devendo ser colocados em recipientes compatíveis para coleta especial e, dessa forma, eliminar todos os riscos potenciais.