Com início previsto para 2 de fevereiro, a Festa da Uva em Vinhedo contará com sistema especial de segurança, organizado pela Guarda Civil Municipal. A corporação, segundo Assessoria de Imprensa da Prefeitura, já adiantou que se organiza e define os últimos detalhes do esquema especial de segurança que vai adotar no recinto e ao entorno do local das festas, o Parque Municipal Jayme Ferragut. As atividades visam promover o bem estar e tranquilidade dos moradores e turistas durante a FUV.
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, seguindo o padrão de atuação do grupo, neste ano, o planejamento operacional da corporação terá como enfoque as ações de patrulhamento preventivo e também será feito de forma conjunta com a Polícia Militar (PM), que prioriza as ações de polícia preventiva nas áreas externas do Parque.
Dando mais detalhes sobre as atividades preventivas da Guarda nas festividades, o comandante da corporação, Osmir A. Cruz, ainda adiantou que a equipe terá um posto de atendimento fixo na entrada principal das festas, espaço no qual a Guarda estará à disposição para atendimento dos que precisarem e para fornecer orientações aos visitantes; e fará o patrulhamento móvel do recinto, de forma ininterrupta, a pé e com o uso de motocicletas.
Nos portões de entrada do Parque, os integrantes da corporação também estarão presentes para intensificar as ações preventivas já no momento de chegada dos visitantes.
Equipamentos não letais
Nas ações de patrulhamento preventivo o grupo também informou que estará equipado com dois equipamentos de emprego não letal: o jato de gengibre, que tem aplicação direcionada ao causador do incidente; e o spray de pimenta, destinado à imobilização ou a dispersão de um número maior de pessoas envolvidas em uma possível ação agressiva ou ao controle de possíveis tumultos. “Cada um destes produtos está em perfeita sintonia com a doutrina de emprego gradual e progressivo da força que adotamos quando é preciso diminuir a resistência ou a capacidade de reação do agressor. Só vamos utilizá-los, contudo, em circunstâncias necessárias”, explicou Osmir A. Cruz.
Além da presença da GCM e da PM nas festas da uva e do vinho, a comissão organizadora das festividades também informou que haverá aproximadamente cem seguranças privados que, entre outras funções, cuidarão do controle de acesso ao recinto do parque. Todos os visitantes, antes de entrarem no local, passarão obrigatoriamente por detector de metal.
Patrulhamento da cidade
O secretário municipal de Transportes reforçou que mesmo com a intensificação das ações de patrulhamento preventivo nas festas, não haverá interferência ou mudança nos trabalhos que a Guarda Civil Municipal desenvolve na cidade.
“No período de realização dos eventos, a corporação continuará com suas atividades de patrulhamento preventivo e fará o atendimento normal das solicitações em todos os bairros de Vinhedo, podendo ser acionada sempre que preciso pelo telefone 153 ou, ainda, nas viaturas que circulam 24 horas pela cidade e nos postos de atendimento fixos à população, tais como o existente no próprio Portal, na Praça Sant’Anna e ao lado do terminal rodoviário da Capela”, falou Toninho Falsarella.