Apesar de não constar no Plano de Mobilidade Urbano apresentado pela Prefeitura de Vinhedo neste mês e com validade para os próximos dez anos, o Trem Intercidades (TIC) – que vai ligar a Capital paulista a Campinas, finalizou todos os estudos e levantamentos de viabilidade técnica e está pronto para ser iniciado.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) na quarta-feira, 31, em evento na cidade de Campinas sobre os desafios e oportunidades dos setores de transporte e logística.
De acordo com ele, para que a licitação seja realizada está pendente a nova contratualização das ferrovias responsáveis por esses trechos para o compartilhamento das vias – carga e transporte de passageiros, cláusula que já foi pactuada entre o governo paulista e o federal.
A ideia agora, segundo o vice-governador, é utilizar biodiesel no trem que terá a velocidade de 240 km/hora, o que eliminaria a necessidade de eletrificação da via, além de ser menos poluente. Com essa alternativa de fonte de energia, o TIC deverá consumir R$ 6 bilhões, ao contrário dos R$ 7 bilhões estimados inicialmente.
O projeto tem sido visto como prioridade pelo atual governo do Estado, pretendendo utilizar as vias férreas já existentes, utilizadas para carga.