Após cumprir a meta do Ministério da Saúde, de imunizar ao menos 80% do público alvo, Valinhos expandiu o público alvo da campanha contra a gripe para policiais, professores e carteiros.
A novidade vai beneficiar policiais militares, civis e técnicos científicos, professores e funcionários da educação da rede pública e particular do ensino fundamental, além dos carteiros.
O novo público-alvo poderá receber a dose em qualquer posto de saúde do Estado. O objetivo é garantir a imunização dessas categorias, principalmente os policiais.
“É importante lembrar que vamos continuar vacinando os grupos prioritários até o término das doses. Gestantes fazem parte de um grupo de risco para complicações da gripe, e devem se proteger, assim como os doentes crônicos”, alertou a secretária de Saúde, Rita Longo.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina, produzida pelo Instituto Butantã, também protege a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.
Vacina
O objetivo da ação é de reduzir os casos de complicações causadas pela doença nas pessoas nesta situação prioritária. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de dificuldades respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que a vacina comece a fazer efeito.
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Medidas simples como lavar as mãos com frequência ajudam a evitar o contágio.