A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, lançou nesta semana o aplicativo ‘153 Cidadão’ para realização de denúncias. O objetivo do app é agilizar o atendimento, que é feito também pelo telefone 153, e em colaboração também à Polícia Militar, que atende pelo 190, trazendo mais tranquilidade para os munícipes e diminuindo ocorrências de trote.
Antes do aplicativo, a única opção era realizar a denúncia por telefone, informando nome, número de contato, endereço, motivo da ligação e características do meliante. Com a nova ferramenta, o acionamento fica mais rápido, pois os dados básicos já foram informados no momento do cadastro, e o mais importante, a localização da vítima é informada pelo GPS do próprio celular.
Como usar
O ‘153 Cidadão’ possui alguns botões específicos que direcionarão o atendimento para o setor adequado imediatamente, como o botão “Maria da Penha”, disponível para mulheres com medida protetiva, “Roubaram meu carro”, “Pânico”, para alunos que presenciem briga ou confusão nas escolas, “Acione a guarda”, entre outros.
O munícipe tem ainda a opção de realizar uma denúncia anônima, a qual não o isenta de sua responsabilidade sobre a veracidade dos fatos, mas oculta seus dados pessoais para a GCM, e se necessário podem ser obtidos, por exemplo, em caso de suspeita de trotes.
Este modelo de aplicativo já foi utilizado em Arujá – SP, Chapecó – SC, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Quatro Barras, Campina Grande e Paranaguá, todas essas cidades no Paraná, e já conta com 10.500 downloads e mais de 2.500 chamados realizados, incluindo uma grande quantidade de mulheres habilitadas ao uso do botão Maria da Penha.
O app ‘153 Cidadão’ está disponível na Play Store (loja de aplicativos para sistemas Android) para qualquer munícipe utilizar. Basta apenas fazer o cadastro, porém, os botões de Pânico e Maria da Penha são disponibilizados após análise de cada perfil.